Cloasma gravídico – Como evitar manchas no rosto durante a gravidez

Revisão Clínica: Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965). Atualizado: 08/09/24

Saiba o que é o cloasma gravídico, qual o seu melhor tratamento, quais as causas, e como evitar essas manchas no rosto durante a gravidez.

Continua depois da Publicidade

Cloasma gravídico

A gravidez é um tempo de felicidade, beleza e harmonia para a mulher. Diz-se que quando a mulher está grávida, tem uma nova luz no rosto e torna-se mais bonita.

Mas a verdade, é que este estado gracioso pode trazer complicações sérias para a mulher e deixar marcas para a toda a vida, seja na forma física, nos problemas que surgem durante a gestação, ou na pele.

O cloasma gravídico é um problema que surge na pele das gestantes e que pode mudar o aspecto desta. Caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas, semelhantes àquelas que surgem, numa idade mais avançada, às pessoas que abusaram da exposição solar durante a juventude.

Os limites das manchas são bastante irregulares, surgindo como uma pigmentação mal feita. Essas manchas localizam-se, sobretudo, no nariz, testa, maçãs do rosto, têmporas e lábio superior.

Porque é que surgem estas manchas durante a gravidez?

A culpa é das alterações hormonais. Aliás, estas manchas podem até surgir sem existir gravidez, quando toma o seu anticoncepcional. A exposição solar aliada a estas alterações, provocadas pela melanogênese que surge graças à progesterona e ao estrogénio, transformam a produção de melanina no rosto. A genética e as características raciais podem ainda surgir como facto desencadeador da pigmentação.

Estas manchas podem ser mais superficiais, surgindo apenas na epiderme, como surgirem na derme, sendo mais profundas e difíceis de retirar. Por isso, torna-se fundamental prevenir, ao longo da gravidez ou de estados que aumentem as alterações hormonais, o aparecimento destas manchas.

Como Evitar

Use e abuse do protector solar, que deve ter o maior factor de protecção (em Portugal é o 50+) contra raios UVA e UVB. Aplique o protector 30 minutos antes da exposição solar ou diariamente, caso fique em ambientes fechados.

Tratamento para cloasma gravídico

Se as manchas já começaram a aparecer, não desespere. Estas reduzem-se após o término da gravidez e pode sempre aplicar um creme despigmentador, clareador ou realizar um peeling superficial para ajudar a remover as manchas totalmente.

Continuação » Cloasma Gravídico

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24