Coalhada: Benefícios Para a Saúde e Como Fazer?

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 29 novembro 2018

Embora a maioria das pessoas pense no leite azedo ou coalhado como algo que faz mal à saúde, isso não é verdade!

Na verdade, trata-se de um ingrediente culinário bastante popular, usado para adicionar um toque de sabor único a uma série de receitas bem conhecidas.

Coalhada é Uma Bebida Deliciosa, Obtida A Partir Do Leite De Vaca, Que é Fermentado Com Lactobacillus Acidophilus E Streptococcus

O que é a coalhada?

À cerca de 10 mil anos que o homem usa o leite animal como uma opção de bebida nutritiva.

Quando parte desse leite começou a azedar, ou se acidificar, percebeu-se que o sabor não era necessariamente “ruim”, apenas diferente.

A fermentação do leite cru ou a adição de um ácido ao leite cru resulta em leite coalhado, a tão bem conhecida coalhada.

A coalhada é diferente do leite que se estragou, que geralmente acontece com o leite pasteurizado que não possui culturas bacterianas presentes.

Esta é derivada do leite cru, o que permite a fermentação e cultura.

À medida que o leite começa a azedar/fermentar, começa a formar-se uma crosta e a sua textura se tornará visivelmente mais espessa.

De certa forma, começa a parecer-se com um iogurte ou Coalhada de queijo.

Dependendo do país em que se vive, a coalhada pode ser uma bebida muito comum ou um ingrediente bastante frequente na confecção de pratos.

Este tipo de produto lácteo é particularmente popular nos países escandinavos e bálticos, embora existam formas diferentes em todo o mundo.

Como fazer?

Como Fazer Coalhada

É extremamente fácil produzir o produto, ainda que existam algumas formas diferentes de a fazer.

O método mais fácil será simplesmente adicionar uma substância ácida ao leite, como o vinagre ou suco de limão. Necessita de apenas 1 colher de sopa por cada chávena de leite.

Mexa bem a mistura e depois deixe-a assentar durante cinco minutos antes de usá-la em qualquer outra receita.

Algumas pessoas optam também por usar outro leite fermentado como “iniciante”, colocando o leite fresco num recipiente que foi recentemente esvaziado de leite fermentado,  o que dará início ao processo e acelerará a fermentação do leite fresco.

Benefícios para a saúde

Benefícios Da Coalhada Para A Saúde

Existem muitos benefícios da coalhada para a saúde, incluindo a melhora na saúde digestiva, sistema imunológico, saúde cardíaca, limpeza de toxinas do corpo, dentre outros.

Auxilia a digestão

As culturas bacterianas encontradas na coalhada podem ajudar o estômago a digerir os alimentos mais facilmente e ajudarão a prevenir a prisão de ventre, o inchaço e as cãibras.

Existe também menos lactose presente na coalhada, tornando-a ideal para aqueles com intolerância à lactose.

Elimina toxinas

Estudos realizados descobriram que a coalhada pode ajudar a estimular a função do fígado e do pâncreas, ajudando assim a eliminar mais toxinas do corpo.

Fortalece a imunidade

Este tipo de leite fermentado possui uma ampla gama de nutrientes, vitaminas e ingredientes ativos que o nosso sistema imunológico necessita para funcionar em pleno, incluindo a vitamina A, zinco, potássio, selênio, iodo e cálcio.

Reduz as alergias

Através de estudos realizados verificou-se que a coalhada tem menos efeitos alergénicos na pessoas que são sensíveis ao leite; isso pode ajudar a suprimir as respostas imunes desnecessárias.

Controla o colesterol

A pesquisa mostra que o consumo regular de coalhada pode ajudar a reduzir os níveis gerais de colesterol, o que pode melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Para que serve

Os usos mais conhecidos da coalhada são, aplicações culinárias, tratamentos caseiros de cuidados com a pele, fabricação de queijo, sendo até mesmo usado como alimento para animais de estimação em alguns países!

Quando cozinhado ou assado, adiciona um sabor doce a muitas receitas e sobremesas, enquanto os seus ingredientes ativos e a sua natureza fermentada a tornam um componente extremamente útil em muitos produtos de beleza.

Saiba O que é a fermentação? Benefícios, Como Fazer, e os Melhores Alimentos Fermentados

Referências

http://www.sciencedirect.com/
http://agris.fao.org/agris-search/
http://www.sciencedirect.com/
https://academic.oup.com/
https://www.cabdirect.org/
https://books.google.co.in/