Embora a maioria das pessoas pense no leite azedo ou coalhado como algo que faz mal à saúde, isso não é verdade!
Na verdade, trata-se de um ingrediente culinário bastante popular, usado para adicionar um toque de sabor único a uma série de receitas bem conhecidas.
O que é a coalhada?
À cerca de 10 mil anos que o homem usa o leite animal como uma opção de bebida nutritiva.
Quando parte desse leite começou a azedar, ou se acidificar, percebeu-se que o sabor não era necessariamente “ruim”, apenas diferente.
A fermentação do leite cru ou a adição de um ácido ao leite cru resulta em leite coalhado, a tão bem conhecida coalhada.
A coalhada é diferente do leite que se estragou, que geralmente acontece com o leite pasteurizado que não possui culturas bacterianas presentes.
Esta é derivada do leite cru, o que permite a fermentação e cultura.
À medida que o leite começa a azedar/fermentar, começa a formar-se uma crosta e a sua textura se tornará visivelmente mais espessa.
De certa forma, começa a parecer-se com um iogurte ou Coalhada de queijo.
Dependendo do país em que se vive, a coalhada pode ser uma bebida muito comum ou um ingrediente bastante frequente na confecção de pratos.
Este tipo de produto lácteo é particularmente popular nos países escandinavos e bálticos, embora existam formas diferentes em todo o mundo.
Como fazer?
É extremamente fácil produzir o produto, ainda que existam algumas formas diferentes de a fazer.
O método mais fácil será simplesmente adicionar uma substância ácida ao leite, como o vinagre ou suco de limão. Necessita de apenas 1 colher de sopa por cada chávena de leite.
Mexa bem a mistura e depois deixe-a assentar durante cinco minutos antes de usá-la em qualquer outra receita.
Algumas pessoas optam também por usar outro leite fermentado como “iniciante”, colocando o leite fresco num recipiente que foi recentemente esvaziado de leite fermentado, o que dará início ao processo e acelerará a fermentação do leite fresco.
Benefícios para a saúde
Existem muitos benefícios da coalhada para a saúde, incluindo a melhora na saúde digestiva, sistema imunológico, saúde cardíaca, limpeza de toxinas do corpo, dentre outros.
Auxilia a digestão
As culturas bacterianas encontradas na coalhada podem ajudar o estômago a digerir os alimentos mais facilmente e ajudarão a prevenir a prisão de ventre, o inchaço e as cãibras.
Existe também menos lactose presente na coalhada, tornando-a ideal para aqueles com intolerância à lactose.
Elimina toxinas
Estudos realizados descobriram que a coalhada pode ajudar a estimular a função do fígado e do pâncreas, ajudando assim a eliminar mais toxinas do corpo.
Fortalece a imunidade
Este tipo de leite fermentado possui uma ampla gama de nutrientes, vitaminas e ingredientes ativos que o nosso sistema imunológico necessita para funcionar em pleno, incluindo a vitamina A, zinco, potássio, selênio, iodo e cálcio.
Reduz as alergias
Através de estudos realizados verificou-se que a coalhada tem menos efeitos alergénicos na pessoas que são sensíveis ao leite; isso pode ajudar a suprimir as respostas imunes desnecessárias.
Controla o colesterol
A pesquisa mostra que o consumo regular de coalhada pode ajudar a reduzir os níveis gerais de colesterol, o que pode melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Para que serve
Os usos mais conhecidos da coalhada são, aplicações culinárias, tratamentos caseiros de cuidados com a pele, fabricação de queijo, sendo até mesmo usado como alimento para animais de estimação em alguns países!
Quando cozinhado ou assado, adiciona um sabor doce a muitas receitas e sobremesas, enquanto os seus ingredientes ativos e a sua natureza fermentada a tornam um componente extremamente útil em muitos produtos de beleza.
Saiba O que é a fermentação? Benefícios, Como Fazer, e os Melhores Alimentos Fermentados
Referências
http://www.sciencedirect.com/
http://agris.fao.org/agris-search/
http://www.sciencedirect.com/
https://academic.oup.com/
https://www.cabdirect.org/
https://books.google.co.in/
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.