Cobas 8000: Plataforma de Análises Químicas e Imunoquímicas

Revisado por Equipe Editorial a 30 julho 2018

A Roche lançou em Portugal o novo cobas® 8000, uma inovadora plataforma de análises de química e imunoquímica.

O novo equipamento reduz o risco de contaminação das amostras bem como a probabilidade de erro.

O cobas® 8000 é um sistema integrado com capacidade para realizar de dois a 15 milhões de testes por ano, cerca de 8400 testes por hora.

Cobas 8000

O cobas® 8000 é um sistema integrado ideal para laboratórios com grande fluxo de análises uma vez que tem capacidade para realizar de dois a 15 milhões de testes por ano (cerca de 8400 testes por hora).

Graças aos diferentes módulos, o equipamento permite 38 configurações diferentes que se adaptam às necessidades que surgem no dia-a-dia de todos os laboratórios.

O encaminhamento inteligente das amostras garante a automatização de todo o processo de trabalho, reduzindo o tempo de espera dos doentes e permitindo um tratamento mais rápido e, consequentemente, mais eficaz.

O cobas 8000 diminui a necessidade de intervenção humana, pelo que reduz o risco de contaminação das amostras e a probabilidade de erro.

Estas são duas das principais preocupações dos laboratórios, uma vez que podem condicionar a qualidade dos resultados.

No início deste mês, passou também a estar disponível, em Portugal, o módulo único cobas p 501/701.

Este sistema pós-analítico torna mais rápido e eficiente o processo de armazenamento de tubos, permitindo fazer a recolha de mais de 27 mil tubos de amostra (cerca de 400 amostras por hora) de forma completamente automática.

Isto é possível uma vez que elimina tempos de espera em bancada, e a localização e acesso às amostras são permanentes.

A solução permite ainda um maior controlo da qualidade das amostras, pois o sistema monitoriza constantemente as condições em que os tubos são armazenados, nomeadamente a temperatura.

O cobas p501/701 foi desenhado para trabalhar ligado ao sistema de automação total da Roche – MPA MODULAR PRE-ANALYTICS – e pode contudo ser utilizado em configuração “Stand Alone”.