Coifa dos Rotadores

Informação sobre a tendinite da coifa dos rotadores (ombro de nadador, de lançador, ou de tenista):

O que é:

A tendinite da coifa dos rotadores também designada (manguito rotador) é quando a coifa dos rotadores fica inflamada (vermelha e ferida).

A tendinite da coifa dos rotadores também pode chamar-se ombro de nadador, de lançador, ou de tenista. A manga de rotação inclui os músculos e os tendões que fixam a parte superior do braço à articulação do ombro.

Um tendão é um feixe de tecido rígido que liga os músculos aos ossos.

Causas da tendinite da coifa dos rotadores

A seguir, estão algumas das causas da tendinite da manga de rotação:

  1. Desportos e outras actividades onde seja necessário mover várias vezes o braço acima da cabeça.
  2. Lançar uma bola.
  3. Nadar.
  4. Levantar grandes pesos acima da cabeça.
  5. Desportos com raqueta, como o ténis ou o raquetebol.
  6. · As técnicas de natação ou de lançamento da bola incorrectas, ou o treino excessivo, podem causar os primeiros problemas de inflamação e dor.
  7. · Uma lesão antiga no ombro.
  8. · Articulação do ombro solta.

Sinais e sintomas

No caso da tendinite do manguito rotador pode ter dores, sensibilidade, e inchaço no ombro.

De início, pode ter dores apenas enquanto estiver a levantar o braço acima da cabeça, e esticar o braço para a frente. Mais tarde, até pode ter dores quando esticar o braço para apertar a mão.

Provavelmente, terá dores quando empurrar um braço, mas não quando o puxar para si. Ou, pode ter dores quando descansar.

Cuidados a ter:

Contacte o seu médico se:

  1. A dor e o inchaço aumentarem.
  2. Desenvolver novos e inexplicáveis sintomas.
  3. Tiver uma temperatura superior a 38° C.

Tratamento

A parte mais importante no tratamento de uma tendinite é descansar o ombro até se curar. Descansar o ombro diminui o inchaço e evita que a tendinite piore.

Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação.

Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a sobre o ombro durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário.

Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio. Pode utilizar Ibuprofeno e Paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.

Pode precisar de fazer uma artrografia à articulação do ombro. Uma artrografia é uma imagem em radiografia do seu ombro.

Antes da radiografia, é-lhe administrado um contraste opaco através de uma via IV. Este corante pode ajudar a realçar na radiografia se o tendão da manga de rotação estiver totalmente rasgado.

Mas, se o tendão da manga de rotação apenas estiver parcialmente rasgado, pode não aparecer na radiografia.

As pessoas que sejam alérgicas a marisco (lagosta, caranguejo, ou camarão) podem ser alérgicas a este corante. Informe o seu médico se sofrer de alguma destas alergias.

O seu médico pode querer que faça fisioterapia. Um fisioterapeuta faz-lhe alguns tratamentos para ajudar a tendinite a curar-se mais depressa.

Pode começar os exercícios para fortalecer o tendão quando a tendinite estiver curada. Os médicos podem utilizar ultra-som para aumentar o fluxo de sangue para a área lesionada.

Isto pode ajudar a curar a tendinite mais depressa. Os médicos podem usar a massagem para esticar o tecido e trazer calor à lesão, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Isto pode ajudar o seu ombro a curar-se mais depressa e melhor.

Não faça exercícios ou outras actividades que o obriguem a utilizar o braço e o ombro, enquanto a tendinite não estiver completamente curada.

Quando os médicos autorizarem, comece lentamente a fazer exercícios. Os médicos recomendam que permaneça sem dores à medida que vai utilizando mais o ombro.

Faça sempre exercícios de alongamento primeiro. Isto solta os músculos e ajuda a aliviar a pressão sobre o tendão da manga de rotação.

Quando a coifa dos rotadores estiver completamente curada, faça exercícios que fortaleçam os músculos nas costas e nos ombros.

Pare se os exercícios estiverem a causar dor. Um bom exercício é remar no sentido ascendente com pesos livres. Faça este exercício dobrando mas não elevando os cotovelos.

Um outro bom exercício é forçar o movimento descendente numa máquina de pesos. Se a sua lesão não estiver curada num período de um ano após o tratamento, pode ser necessária uma cirurgia.

Ou, pode ser necessária uma cirurgia se a lesão da manga de rotação tiver sido muito grave, ou se o tendão tiver sido totalmente rasgado.