-->Cólica Estomacal: Causas e Remédio Caseiro com Chá Medicinal - Educar Saúde

Cólica Estomacal: Causas e Remédio Caseiro com Chá Medicinal

Publicado em 09/09/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Quantas das vezes, depois de um jantar recheado, não nos sentimos completamente arrependidos de ter comido tanto – pois surgem aquelas cólicas estomacais e dores estomacais horríveis?

A cólica estomacal é um dos sintomas mais sentidos, o que não significa que seja uma doença. É, sim, sinónimo de que algo pode não estar bem na zona do estômago e do intestino.

Por isso, e para fazer o tratamento correto, é necessário perceber quais são as causas do aparecimento de cólicas, e se existe algum diagnóstico que deve ser discernido.

Causas da Cólica estomacal

As cólicas estomacais podem ser provocadas por diferentes causas – desde a comum gastroentrite até à úlcera, há uma série de doenças que podem ter como sintomas, as cólicas.

Os gases no estômago, as infecções bacterianas, a gripe do estômago e ahipermobilidade dos músculos do estômago podem também ser causa para as dores estomacais.

Quando surgem por outras razões, normalmente a causa afasta-se das doenças e recai sobre a alimentação. Comidas mal preparadas e mal cozidas podem provocar cólicas, assim como uma intoxicação alimentar e problemas gastrointestinais.

Comer em excesso pode também provocar, como já foi referido, um desconforto e uma azia, que se deve a uma grande concentração gástrica no sistema digestivo.

Comer demasiado faz com que o intestino trabalhe mais lentamente e a comida seja absorvida da mesma forma.

Remédio Caseiro para Cólica Estomacal

Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia)

Para resolver rapidamente uma cólica estomacal, os chás são normalmente referidos como o remédio caseiro perfeito!

Numa panela coloque dois copos de água, juntamente com um punhado de folhas secas de espinheira santa, um punhado de anis-estrelado e uma colher de café de noz moscada.

anis estrelado (PIMPINELLA ANISUM)

Depois de deixar ferver alguns minutos, tape o chá durante alguns minutos.

Arrefeça o chá, coe as ervas e beba logo de seguida.

Deve beber cerca de quatro chávenas deste chá por dia, para deixar de sentir as cólicas estomacais.

Noz-moscada (Myristica fragrans)

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858