Colo do útero fechado e aberto: o que pode ser, o que fazer e como identificar

O útero é o órgão do sistema reprodutor feminino responsável por abrigar e desenvolver o feto durante a gravidez. Na sua extremidade inferior apresenta o cérvix uterino, conhecido também como colo do útero. É esta parte que se conecta com o fim do canal vaginal. O colo do útero pode se apresentar aberto ou fechado, além de manifestar outras mudanças, como estar rígido ou macio, alto ou baixo. Neste guia vai entender o que significa a abertura ou o fechamento do colo do útero.

Colo Do útero Fechado E Aberto, O Que Pode Ser, Como Identificar E Tratar

Causas para o colo do útero se encontrar fechado

É importante reforçar que o colo do útero fechado (estenose do colo do útero) não necessariamente significa que a mulher está grávida. Pelo contrário, é muito mais provável que a mulher sinta o colo do útero fechado em outras situações que não a gravidez. De forma geral isso acontece quando a mulher não está ovulando, ou seja – quando não está em seu período fértil. Outras causas possíveis incluem:

  • malformação congênita;
  • cirurgias uterinas ou procedimentos que incluem a ablação endometrial;
  • procedimentos realizados no colo do útero, incluindo biópsia de cone e outros tratamentos pré-cancerosos;
  • câncer cervical;
  • cistos ou crescimentos anormais;
  • tratamentos de radiação;
  • cicatrizes;
  • endometriose.

Principais sintomas

Muitas vezes não ocorrem sintomas. Quando a mulher ainda não chegou à menopausa, pode notar alguma irregularidade nos períodos. Além disso, o colo do útero fechado também pode causar infertilidade, já que o evento impossibilita a passagem dos espermatozoides para o útero, onde é fertilizado o óvulo. Nas mulheres que já estão na menopausa, apesar nos sintomas serem raros, pode ocorrer dor abdominal, ou haver a presença de caroços (nódulos) na região pélvica.

O que fazer

O tratamento para o colo do útero fechado depende de vários fatores, que incluem a idade da paciente, se planeia ou não ter filhos, e os sintomas presentes. Quando a mulher não planeja ter filhos e não apresenta sintomas, geralmente não precisa de tratamento. No entanto, se a mulher estiver tentando engravidar ou presenciar sintomas dolorosos, o ginecologista pode recomendar o uso de dilatadores cervicais – pequenos dispositivos que são inseridos no colo do útero, com o objetivo de expandir e alongar o colo do útero com o passar do tempo.

Situações em que o colo do útero se encontra aberto

Encontra-se o colo do útero aberto quando a mulher está menstruando, já que a abertura permite a saída do fluxo menstrual. Além disso, a abertura também ocorre quando a mulher está ovulando, o que facilita a passagem dos espermatozóides. O momento mais fértil da mulher é quando o colo do útero se encontra aberto, alto e macio. Por último, o colo do útero também estará aberto na fase final das gestações saudáveis.

Como Saber Se O Colo Do útero Está Fechado

Como saber se o colo do útero está fechado

Com as mãos limpas, sem acessórios, e de preferência com as unhas curtas, a mulher pode verificar sozinha se está com o útero fechado ou aberto. Para isso deve adotar uma postura que facilite a introdução do dedo na vagina. Com o dedo bem lubrificado, deve inseri-lo no canal vaginal até tocar no útero, percebendo assim se o orifício está aberto ou fechado.

Possíveis complicações

A estenose do colo uterino pode levar a várias complicações, que incluem: infertilidade; períodos irregulares e acumulação de fluidos. Além disso, o estreitamento ou fechamento do colo do útero também pode levar à hematometria, que ocorre quando o sangue menstrual se acumula no interior do útero, podendo originar a endometriose – condição na qual os tecidos uterinos crescem fora do útero. Por fim, esse fechamento também pode desencadear um condição chamada piometra (acúmulo de pus no interior do útero), que tem como principais sintomas, dor ou sensibilidade no abdômen.

Dúvidas mais comuns

A dúvida mais comum das mulheres quanto ao estado do útero é: o colo fechado significa gravidez? Não necessariamente, já que como apontado previamente existem outras situações em que o útero pode se fechar.

Com isso surge outra questão: o colo do útero fechado impossibilita ou dificulta a gravidez? Teoricamente, o útero fechado impede a passagem dos espermatozóides. No entanto, embora seja menos provável, não é totalmente impossível engravidar enquanto ele está fechado.

Por último, o que significa sangramento com o colo do útero fechado durante uma gravidez? Isso pode significar que vasos sanguíneos do útero se romperam com o próprio crescimento feito para suportar o desenvolvimento do bebê.

Entenda mais como funciona o colo do útero durante a gravidez.

Colo do útero na gravidez

Vale lembrar que analisar o colo do útero não é o suficiente para determinar se a mulher está ou não grávida. Para total confiabilidade, o exame de gravidez deve ser feito através do sangue ou urina. Ainda assim, o útero apresenta algumas mudanças quando a mulher está grávida. Estas mudanças ocorrem principalmente para suportar o peso do bebê que estará se formando. Para isso, o útero se fechará e ficará mais grosso e rígido. Isso possibilita o desenvolvimento saudável da criança ao longo de toda a gestação. Nesse período o útero poderá medir entre seis e nove centímetros de comprimento e três centímetros de profundidade.

Quando o parto se aproxima, o útero começa então a se modificar para facilitar o nascimento do bebê. Assim, aos poucos, ele começa a amolecer e dilatar. Com o exame de toque feito pela/o obstetra, é possível sentir a espessura do útero e ter uma estimativa de quando o parto irá acontecer.

O que é colo do útero curto?

Conhecido na medicina como insuficiência istmo-cervical (IIC), o útero curto acontece quando ele é mais fraco que o comum. Isso impossibilita, por exemplo, que o útero tenha forças para sustentar o desenvolvimento do bebê durante a gravidez.

Ao contrário do que ocorre em mulheres saudáveis durante a gestação, quando o útero se amolece apenas quando o parto se aproxima, o útero de uma mulher com IIC não consegue se firmar desde as primeiras semanas de gravidez.

Apenas o peso do feto já é o suficiente para ele dilatar. Isso pode gerar o aborto espontâneo tardio, que compreende as treze primeiras semanas de gestação. Se neste período o aborto espontâneo não ocorrer, o bebê ainda pode nascer prematuro.

O que é prolapso uterino?

É o rebaixamento ou a queda do útero para a vagina, popularmente chamado de útero baixo. Ocorre principalmente com o aumento da idade e com a baixa produção de hormônios após a menopausa. Isso resulta na flacidez dos ligamentos uterinos, responsáveis por dar apoio ao útero. Saiba como identificar o útero baixo, quais as causas e como é feito o tratamento.

O prolapso uterino é classificado em quatro estágios, sendo que no último ocorre o episódio mais grave desta condição – em que o útero sai para fora da vagina. Além da idade e da produção hormonal, como já citado, ter feito vários partos normais ou ter excesso de peso também contribuem para o prolapso.

Entre os sintomas são observados dor na coluna, especificamente na região lombar, dor durante a relação sexual, dor ao urinar, dificuldade para andar, e sensação de que algo está saindo pela vagina. Os tratamentos mais indicados são os exercícios para fortalecer a região pélvica, a perda de peso e, em casos mais graves, a cirurgia e a implantação de dispositivos para sustentar o útero.

Como medir o colo do útero em casa

Conhecer o tamanho, profunfidade ou a que altura está o colo do útero é de extrema importância para a vida da mulher. Essa ação facilitará, por exemplo, que ela saiba qual é o melhor momento para engravidar. Outro benefício é o de poder escolher um coletor menstrual ou dispositivo intrauterino (DIU) que lhe seja mais confortável.

Para realizar a medição é importante que as mãos estejam limpas e sem adereços, assim como na verificação do fechamento ou não do útero. Além disso, estar com as unhas curtas é essencial para não lesionar a mucosa da vagina.

Em uma posição confortável que facilite alcançar o útero, a mulher deve introduzir o dedo médio na vagina. Se a primeira falange do dedo for o suficiente para alcançar o útero, isso significa que o colo uterino está baixo. Já a segunda falange significa colo mediano, enquanto a última falange do dedo representa que o colo do útero está alto.

VOLTAR PARA »

Referências
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Colo do útero fechado e aberto…