Colocação de implantes dentários em pessoas com diabetes: podem fazer?

Revisão Clínica: Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914). Atualizado: 08/09/24

O número de diabéticos a nível mundial encontra-se a aumentar de forma drástica, o que em grande parte está intimamente relacionado com os hábitos alimentares desregrados que caracterizam os dias de hoje.

Continua depois da Publicidade

Ainda que a diabetes possa desenvolver-se hereditariamente, a verdade é que a maioria dos casos resulta dos excessos alimentares, o que representa um problema gravíssimo para a saúde pública, que poderá dar origem a muitas outras complicações ainda mais sérias.

Foto De Implante Dentário Antes E Depois

No caso da colocação de implantes dentários, a diabetes também poderá contribuir para dificultar todo o processo, tornando-o até impossível em alguns casos mais extremos.

Um paciente com diabetes mellitus tem, geralmente, maiores probabilidades de desenvolver doenças periodontais.

Assim sendo, aquando uma consulta no dentista, necessitará de receber um tipo de acompanhamento que envolva cuidados bastante especiais, ao contrário daquilo que acontece com os restantes pacientes.

A anestesia tem de ser escolhida com muito cuidado, e todo o processo de colocação de implantes revisto de modo a não originar quaisquer tipos de efeitos secundários passíveis de comprometer a qualidade dos resultados de uma cirurgia.

Dada a dificuldade apresentada pela maioria dos diabéticos na cicatrização de feridas, o processo de recuperação da colocação de implantes dentais poderá revelar-se extremamente complicado, e dar origem a complicações bastante severas.

Antes do procedimento em si, o paciente será submetido a uma avaliação cuidada relativamente à gravidade do seu problema.

Só assim poderá ser determinado se o mesmo se encontra ou não em condições de recorrer a uma cirurgia de implantes dentários.

Com todos os cuidados, muitas vezes tal acaba por ser possível. Ainda assim, os riscos são muito maiores, e a taxa de insucesso costuma ser relativamente alta.

Para que os implantes sejam colocados em doentes com diabetes, é imprescindível que a doença esteja muito bem controlada, e também que o nível de severidade da mesma ainda não tenha atingido um patamar muito elevado.

Devido aos riscos, muitas vezes é recomendado aos pacientes de diabetes que recorram à colocação de uma placa dentária simples, em vez de um implante.

Ainda que não seja uma alternativa tão satisfatória quanto o implante, os riscos envolvidos para o diabético serão muito menores, daí ser a solução mais indicada a ser adoptada.

O desenvolvimento de diabetes pode ser cuidado através da adopção de uma alimentação regrada e equilibrada, onde os excessos alimentares não marquem qualquer tipo de presença.

Continua depois da Publicidade

Controle com regularidade os níveis de açúcar no sangue, uma vez que isto permitir-lhe-á evitar males maiores e impedir que a doença se desenvolva negativamente.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914)

Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914

A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.

Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.

Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.

Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.

Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914

Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300

Também pode encontrar a Raquel no Linkedin e no Instagram

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24