-->Colostomia - Cuidados a Ter

Colostomia

Publicado em 24/02/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Uma colostomia é uma abertura no cólon até ao topo do abdómen (barriga). Esta abertura também é chamada estoma. O cólon é uma parte do intestino grosso, onde se formam as fezes. Os intestinos vão desde o estômago até ao recto. O recto é o local por onde normalmente saem as fezes através do ânus.

Com uma colostomia, as fezes saem através da estoma e são drenadas para uma bolsa que está presa ao abdómen. As suas fezes estarão moles. Os médicos dizem-lhe durante quanto tempo terá a colostomia. Pode ficar com a colostomia para sempre ou durante um curto período de tempo.

Colostomia – Cuidados a Ter:

Tomará conta da sua colostomia em casa. Isto implica esvaziar a bolsa 1 ou mais vezes por dia. Precisa de mudar a bolsa de 4 ou de 6 em 6 dias. Terá de limpar a bolsa se for reutilizada. Também aprenderá a tratar da estoma e da pele à volta da estoma.

Existem muitos tipos de bolsas que pode utilizar com a sua colostomia. Com o tempo decidirá qual é o tipo de bolsa mais adequado para o seu caso. Uma enfermeira com formação específica em tratamento de ostomia, ou outro médico, ensinam-no(a) a tratar da sua colostomia.

Lidar com a situação:

Poderá desejar integrar-se num grupo de apoio para pessoas com colostomias. O grupo de apoio pode dar-lhe, e à sua família, o apoio e a informação sobre a colostomia. Uma enfermeira de ostomia pode ajudá-lo a encontrar um grupo de apoio na sua área.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade