-->Com que tempo se mexe um feto? - Educar Saúde

Com que tempo se mexe um feto?

Publicado em 28/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Essas cabriolas ainda escapam à percepção da mãe; a criatura é ainda demasiado pequena para se fazer sentir. A mulher que ainda não teve filhos, costuma sentir os movimentos fetais pela primeira vez por volta da semana 20, enquanto a que já foi mãe pode detectar os seus movimentos nas semanas 18 e 19.

O que faz?

O futuro bebé encolhe e estica os braços e as pernas, flexiona, estica e roda o troco, dá saltinhos…, embora que a mamã não consiga distinguir cada uma dessas actividades. Quando move o tronco, a grávida sente algo assim como um lento deslocamento ou como se o bebé intra-uterino se arraste; se estica e encolhe as pernas, ela julga que ele está a dar pontapés; e quando tem soluços, a mãe sente uns saltinhos intensos, curtos e rítmicos.

A actividade fetal é uma expressão de bem estar. Alguns peritos analisaram-na e obtiveram alguma informação útil que pudesse ser utilizada pela mãe para saber como vai a sua gravidez. Mesmo assim, os dados não foram concludentes.

No útero existem horários

Alguns especialistas garantem que os fetos devem dar sinais de vida pelo menos dez vezes em doze horas. Outros, que têm de se mexer pelo menos duas vezes por hora, e alguns aconselham verificar se num período de 30 minutos (vigiando-se três vezes por dia) se detectam entre um e cinco movimentos. Mas não é assim tão simples controlar um feto, pois ele também tem os seus períodos de sono, de vigília e de exercício; este coincide, geralmente, com as horas a seguir às refeições da mãe.

Na realidade, a grávida só se deve preocupar, quando tiverem passado doze horas ou mais sem sentir nenhum movimento.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858