-->Como acabar com as rugas ao redor da boca - Educar Saúde

Como acabar com as rugas ao redor da boca

Publicado em 03/12/2012. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Têm Rugas ao redor da boca? – Saiba Como acabar com elas?

Com o passar do tempo, é perfeitamente normal que a jovialidade e beleza dos lábios dêem lugar a alterações de carácter estético que contribuem para lhes conferir um aspecto muito mais envelhecido e cansado. Isto é particularmente comum nas Mulheres, que por vezes até precocemente, acabam por experienciar o surgimento de rugas, perda de volume e desenvolvimento de sulcos marcados nos lábios.

Rugas ao redor da boca antes e depois de vários tratamentos

Tais imperfeições contribuem para a perda de graciosidade e beleza na região peribucal, o que em muitos casos acaba por exercer um impacto extremamente negativo na auto-estima da Mulher. Felizmente, cada vez mais fácil é amenizar a severidade destas alterações, bastando, para isso, apenas recorrer às diversas técnicas de cirurgia/medicina estética que têm vindo a ser desenvolvidas no decorrer dos últimos anos.

As técnicas utilizadas nos dias de hoje permitem a correcção de todas essas imperfeições, de um modo muito pouco invasivo. Os resultados são, geralmente, de elevada qualidade, e permitem recuperar todas as características estéticas danificadas pelo passar dos anos.

Ao contrário daquilo que muitos temem, os resultados obtidos apresentam um aspecto extremamente natural, o que permitirá reparar a pele envelhecida sem lhe conferir um ar artificial; problema esse que costumava ser bastante comum através da utilização de técnicas mais antigas.

Os tratamentos, apesar de raramente apresentarem contra-indicações, exigem que a paciente se submeta a uma avaliação rigorosa por parte do seu médico, de modo a que possa ser determinado se representa ou não uma boa candidata a este tipo de procedimento.

A avaliação não tem apenas como objectivo decidir se, a nível de saúde, a paciente se encontra ou não preparada para a cirurgia, mas também se a mesma é verdadeiramente necessário. Isto porque, muitas são as Mulheres que, ao mínimo sinal de imperfeição, rapidamente se apressam a procurar a ajuda de um cirurgião.

Este tipo de comportamento não é, de todo, recomendado, e em situações mais extremas, poderá até contribuir para resultados verdadeiramente inestéticos. Por essa razão, é necessário um bom nível de bom senso por parte da paciente, caso contrário poderá revelar-se muito difícil proceder a um julgamento correcto das suas verdadeiras necessidades.

As rugas mais acentuadas, que geralmente se situam ao redor da boca, poderão ter como causas principais o envelhecimento natural, mas também poderão ser um resultado da acumulação de elevados níveis de stress, má alimentação e determinadas doenças. Seja qual for a causa, existem alternativas que poderão ajudar a corrigir na totalidade o problema, fazendo-a assim parecer muito mais jovem.

As técnicas mais comuns para a eliminação de rugas em torno da boca recorrem à utilização de ácido hialurónico, que já há muito se tem vindo a revelar surpreendentemente eficaz nestes procedimentos. Como alternativa, existe, também, a possibilidade de se utilizar a gordura da própria paciente (lipoenxerto ou lipotransferência).

No entanto, a viabilidade desta opção irá variar imensamente de caso para caso, e é uma solução que só poderá ser adoptada por algumas Mulheres, por questões de idade, saúde, e composição corporal. Como tal, para que se possa determinar se pode ou não dar uso à sua própria gordura, é necessário que sejam efectuados testes específicos por parte do médico responsável.

Só aí se saberá qual o melhor caminho a escolher. Em casos onde a gordura da própria paciente seja utilizada, a mesma será retirada de partes do corpo onde possam existir pequenas acumulações de gordura, sendo que uma das mais comuns é a zona interna do joelho.

A nível geral, os preenchimentos temporários poderão durar até 12 meses. Esta opção é particularmente indicada para pessoas que não pretendem efectuar mudanças muito bruscas, podendo assim, ao fim de 12 meses, repensar no seu caso e decidir qual a opção mais sensata e producente a adoptar.

Na eliminação das rugas situadas ao redor da boca, comummente denominados de “bigode chinês“, também é possível recorrer a diversos tipos de tratamento que lhe permitirão recuperar um aspecto verdadeiramente jovial.

Procedimentos deste tipo começam a ficar cada vez mais económicos e acessíveis, havendo, por isso, cada vez menos razões para não começar já a fazer algo pela manutenção do aspecto jovem da sua pele, através da eliminação dos sinais mais evidentes de idade.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.