Como Ajudar o Bebê a Engatinhar

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

A infância está recheada de marcos importantes no desenvolvimento do bebê. No seu crescimento e desenvolvimento motor, o bebê passa por várias fases até finalmente conseguir andar autonomamente. Um desses passos é engatinhar.

À medida que o bebê começa a mexer-se cada vez mais e a ficar com os seus músculos e coordenação motora mais desenvolvidos, começa também a conseguir ter maior confiança e capacidade de movimentação.

Além disso, pode ainda estimular o seu filho a engatinhar, através de atividades simples e divertidas para o bebê.

Mas atenção, é importante que ele comece a engatinhar de uma forma natural, já que cada criança tem um ritmo próprio, adequado ao seu desenvolvimento muscular. Apressar ou forçar a criança a engatinhar se ainda não for o momento, não será positivo.

Como estimular e ajudar o bebê a engatinhar

A atividade que vamos apresentar de seguida é aconselhada para bebês a partir dos 3 meses de idade, e irá estimular o bebê a engatinhar. Além disso, como funciona através do reforço positivo, será igualmente importante para desenvolver a sua autoconfiança.

Passo 1 – Deite o bebê de barriga para baixo numa superfície plana. De seguida, o pai ou a mãe devem deitar-se de frente para o bebê, colocando um objeto ou brinquedo de que ele goste muito à sua vista, perto dele mas fora do seu alcance.

Passo 2 – Mexa o brinquedo para cima e para baixo, para a frente e para trás, sempre à vista do bebê. O bebê irá mexer-se para agarrar no brinquedo, tentando alcançá-lo. Ao mesmo tempo, você ou outra pessoa podem colocar as mãos na base do pé do bebê, o que permite que ele tenha uma base de suporte para quando se esticar, ajudando-o a avançar um pouco e a pegar o brinquedo.

Passo 3 – Esta experiência fará o bebê aos poucos perceber o que tem de fazer para alcançar o brinquedo, começando a repetir os movimentos do engatinhar. Sempre que ele pegar no brinquedo, é importante dar-lhe os parabéns, fazer uma “festa” e elogiá-lo, de modo a motivá-lo para continuar a tentar.