-->Como aliviar a dor de dentes - Educar Saúde

Como aliviar a dor de dentes

Publicado em 24/07/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

As dores de dentes são muito incomodativas, dolorosas e alteram por completo o nosso sistema nervoso e o nosso quotidiano diário.

Quando aparecem, praticamente, paramos com a nossa vida, porque não aguentamos suportar a dor, como se nada fosse. A maior parte das pessoas, assim que se livra dos sintomas, tende a ignorar o que passou, e não procura ajuda médica, nem vai ao fundo da questão.

O pior é que a dor volta, mais cedo ou mais tarde e até mais forte e mais grave. E é assim, que muitas vezes nascem as infecções dentárias e as cáries, que levam à desvitalização do nervo do dente ou até à sua extracção.

A dor de dentes é variável conforme o problema. Os sintomas podem ser leves, fortes ou muito fortes. Há as dores simples, que resultam da sensibilidade dentária (frio/quente ou esmalte danificado), as que resultam do ranger dos dentes, cáries, sinusite, tratamentos dentários e cirúrgicos recentes.

Em qualquer dos casos deve-se ter sempre uma boa higiene oral para prevenir e usar fio dental (mesmo nos sintomas de dor). Existem muitos métodos caseiros, mais ou menos simples, que podemos fazer para alívio imediato das dores. Contudo, se preferir medicamentos, saiba que a aspirina é bastante eficaz.

Publicidade

Como aliviar a dor de dentes

Receitas para aliviar a dor de dentes: Sumo de limão; macela; própolis; geleia real; não comer alimentos quentes, frios ou doces durante o processo de dor(aumentam a sensibilidade dentária); losna; malva; cravo da índia; óleo de cravo da índia (anti-séptico natural que impede a infecção de proliferar); óleo de cravos ( colocar no dente sem tocar na gengiva); colocar compressas frias na bochecha; elevar a cabeça para diminuir a pressão dentária; pôr um cubo de gelo ou água gelada na boca (desde que não tenha uma grande sensibilidade ao frio); bochechar água morna com sal(1 colher de chá com sal num copo de água quente e fazer bochechos); colocar gaze cobrindo o dente ou usar como alternativa cera dentária;salsa picada e misturada com azeite e sal.

Técnica de shiatsu: pressionar o dente com os dedos indicador e polegar no lóbulo inferior da orelha, do lado da dor.

Solução: ir sempre ao dentista e tratar bem os dentes….

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade