Como Melhorar a Concentração

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Saiba como aumentar a concentração através de pequenas mudanças no seu ambiente de trabalho, da ginástica cerebral, de uma boa alimentação e outras dicas úteis.

concentração

Um dos problemas atuais mais falados, principalmente no que a estudantes diz respeito, são as dificuldades de atenção e concentração. No entanto, não é apenas nos jovens que isso acontece.

Conheça 30 Alimentos Incríveis para Melhorar a Memória e a Concentração

Com o avançar da idade, este problema torna-se cada vez maior, sendo normal as faltas de memória e a dificuldade em focar-se numa atividade que necessite de maior concentração.

Existem vários fatores para este problema, que passam em primeiro lugar, por uma diminuição da capacidade do cérebro, no caso de pessoas já com alguma idade, mas também, na grande quantidade de estímulos que rodeiam os jovens, dificultando a tarefa em focar-se apenas num deles.

No entanto, seja você jovem, seja você mais velho, na realidade o segredo para conseguir aumentar a sua concentração está na capacidade de selecionar a informação e sensações mais importantes.

Neste artigo iremos abordar várias dicas que o ajudarão a fazer isso, e dessa forma, permitir concentrar-se mais no trabalho ou no seu estudo, aumentando dessa maneira o seu rendimento!

Ambiente de trabalho

Se uma das razões para a falta de concentração é a grande quantidade de estímulos que o rodeiam, então uma das formas de permitir focar-se é eliminar todos os estímulos desnecessários.

Assim, trabalhar ou estudar num local onde se sinta confortável, em silêncio ou com uma música calma e numa altura adequada, sem televisão, e numa postura própria, são uma forma de focar-se e concentrar-se no seu trabalho.

E uma dica importante: se trabalhar com Internet, resuma a sua navegação aos sites necessários.

É muito fácil dispersar-se ao ver o seu email, a dar uma olhadela no facebook, ou ver as últimas notícias.

Exercite o seu cérebro

A ginástica cerebral é tão importante quanto o exercício físico, pois através dele mantém o seu cérebro sempre ativo. Existem alguns pequenos truques para não deixar o seu cérebro acomodar-se.

Por exemplo, começar a usar menos a calculadora, tentar fazer algo simples que altere a rotina, ou fazer quebra cabeças.

Alimentos para aumentar a concentração

Existem vários alimentos que têm propriedades que aumentam a capacidade de concentração do cérebro.

Normalmente alimentos com componentes estimulantes, como o chá preto, o café ou o guaraná, que aumentam a concentração e o desempenho mental.

No entanto, é necessário algum cuidado no seu consumo, pois o seu uso exagerado pode ter efeitos prejudiciais à saúde.

O guaraná tem uma vantagem em relação aos outros, pois em vez de ser um simples estimulante, é pelo contrário um regulador. Assim, se os níveis de energia estão baixos, sobe-os, mas se estiverem altos demais, desce-os.

Mascar uma chiclete também ajuda a manter o foco no que está a fazer, melhorando a capacidade de atenção e concentração.

Dica extra

– Os odores e os cheiros podem ter um efeito calmante no organismo, ajudando-o a ficar mais concentrado.

Assim, pode usar difusores que tenham óleos essenciais, que irão espalhar pelo seu local de trabalho um odor agradável, o que irá auxiliar um trabalho mais rentável.

– Ter um objectivo ajuda sempre a colocar tudo em perspectiva. Assim, se tiver um prazo, é mais fácil focar-se no trabalho.

Defina prazos pequenos para cada tarefa, com ajuda de um temporizador, e verá que ficará mais concentrado.

– Se você tem imensas coisas para fazer, é fundamental definir prioridades. Se tentar fazer tudo, provavelmente não conseguirá fazer nada corretamente.

Além disso, o seu corpo não aguentará para sempre um ritmo demasiado alto, e como tal, se quer estar sempre em pleno e totalmente concentrado numa tarefa, deve definir o que é prioritário e importante e o que não é.

– Quando estiver quase a desistir porque não consegue mais concentrar-se numa determinada tarefa, tente mais alguns minutos. Mas não muitos. Com o tempo, irá começar a aumentar esse período.

Por fim, se mesmo com todos os truques ou tentativas de aumentar a concentração, não consegue melhorar o seu desempenho, então poderá haver algum problema de saúde responsável.

Alguns medicamentos, ou doenças como a ansiedade, anemia ou depressão, poderão estar na origem das dificuldades de concentração e atenção.