-->Como Clarear a Região Íntima Naturalmente - Educar Saúde

Aprenda a Clarear a Pele Escura na Região Íntima Naturalmente em Minutos

Publicado em 17/10/2016. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 1 março 2019

Biquínis, shorts e minissaias são usados quase diariamente no verão. No entanto, para as mulheres que têm manchas escuras na virilha, em redor de toda a região pubiana, e apresentam a área externa da vagina escurecida, usar essa peça de vestuário pode causar algum constrangimento.

A descoloração entre as coxas e a região pubiana é um problema estético que causa embaraço, mas felizmente não chega a ser uma preocupação médica. A hiperpigmentação da virilha pode ocorrer devido a várias razões, sendo que o mais comum é o fator genético. Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver uma pigmentação excessiva nessa região.

Como Clarear A Pele Escura Na Região Íntima Naturalmente Em Minutos

Outras causas comuns são a exposição excessiva aos prejudiciais raios ultravioleta (UV), a presença de algum tipo de doença de pele, o uso de roupa íntima feita de tecidos como o poliéster, o hábito de raspar com lâmina os pelos da região, e o constante atrito entre as coxas devido à utilização de roupas muito justas.

A transpiração excessiva e acúmulo de pele morta também podem contribuir para o problema.

Como a pele da região pubiana é muito delicada (Clique Para Ver imagem de Exemplo), não é uma boa ideia usar os produtos convencionais voltados ao clareamento da pele, pois eles contêm uma grande quantidade de compostos químicos.

Existem alguns produtos que podem ser usados em casa para clarear a pele escura na região íntima naturalmente. São receitas caseiras fáceis de preparar e completamente naturais para clarear uma pele como esta, tão delicada!

Como podem demorar algum tempo para demonstrar algum efeito, é preciso iniciar o seu uso logo no início do verão e ter paciência com os resultados.

Confira 10 maneiras fáceis e eficazes de clarear a pele da região intima escurecida em casa.

Receitas Para Clarear A Pele Da Região intima Que Está escurecida

Publicidade

Aloe Vera

A aloe vera é um clareador de pele natural e bem popular. Quando usada regularmente, a planta pode ajudar a amaciar a pele e amenizar diferentes tipos de manchas de pele. A aloe vera ajuda até a reparar as células da pele, promovendo uma regeneração natural.

De acordo com um estudo de 2010, publicado na revista Journal of Chemical and Pharmaceutical Research (Revista de pesquisa química e farmacêutica), além de proporcionar diversos benefícios à pele a aloe vera pode eliminar manchas escuras e até mesmo clarear a pele. (Fonte)

  1. Extrai a seiva de uma folha de aloe vera.
  2. Aplique-a diretamente sobre a região pubiana escura.
  3. Deixe-a agir por cerca de 20 minutos e, em seguida, lave a área com água.

Realize esse tratamento natural uma vez por dia para obter resultados rápidos.

Suco de limão

O suco de limão pode atuar como um ótimo remédio para clarear a pele devido à sua propriedade ácida. A vitamina C ajuda a eliminar as células mortas e a melhorar o tom geral da pele, além de estimular a regeneração das células da pele, deixando-a saudável.

Pode usar qualquer um desses remédios diariamente até que esteja satisfeito com os resultados.

  • Corte um limão ao meio e esfregue a parte interna ao longo da virilha durante alguns minutos. Deixe o suco na pele por 10 a 15 minutos. Enxague com água morna.
  • Misture o suco de ½ de limão com 1 colher de sopa de iogurte natural e ½ colher de chá de mel. Aplique a mistura na área delicada. Deixe-a agir por 10 minutos e, em seguida, enxágue com água.

Como o suco de limão pode ressecar a pele, aplique um creme hidratante ou óleo de coco apenas depois de usar esses remédios.

Atenção: evite aplicar suco de limão após ter depilado recentemente a virilha, pois pode levar à irritação da pele. Além disso, não exponha a pele ao sol durante 1 a 2 dias após o uso de qualquer remédio caseiro que contenha de suco de limão.

As Pesquisas indicam que algumas formulações ou produtos com vitamina C podem ser mais eficientes do que outros. Portanto, este pode não ser o melhor método para o seu caso.

Suco de pepino

Publicidade

O suco de pepino tem propriedades maravilhosas. A vitamina A do pepino ajuda a amenizar o escurecimento da pele, pois controla a produção de melanina. Além disso, o alto teor de água desse legume ajuda a manter a pele hidratada e radiante. (Fonte)

  • Extrair o suco de ½ pepino e aplique-o em toda a virilha. Deixe-o agir por 10 a 15 minutos. Em seguida, lave a área com água fria. Repita o procedimento duas vezes, diariamente, para obter resultados rápidos.
  • Como alternativa, misture 2 colheres de sopa de suco de pepino com ½ colher de sopa de suco de limão ½ colher de cúrcuma em pó. Aplique a mistura na região pubiana que estiver escurecida. Mantenha os ingredientes na pele por 10 minutos. Depois, lave com água fria. Repita uma vez por dia.

Casca de laranja

Farinha De Casca De Laranja

Ao invés de jogar fora as cascas depois de comer as laranjas, você pode aproveitar as propriedades de clareamento da pele que elas possuem. Essas cascas agem como um clareador natural e podem ajudar a diminuir manchas escuras, removendo-as ao longo do tempo. As cascas de laranja podem, inclusive, ajudar a aliviar um bronzeado. As cascas contêm mais vitamina C do que a polpa de laranja.

Essa vitamina desempenha um papel fundamental na luta contra os danos causados pelos radicais livres, que comprometem o funcionamento das células da pele e podem deixá-la brilhante. (Fonte)

  1. Coloque 2 cascas de laranja no sol, para secar.
  2. Depois, triture-as até obter uma pasta fina.
  3. Misture 1 colher de sopa de casca de laranja em pó com 2 colheres de sopa de iogurte natural. Você também pode adicionar um pouco de mel à mistura.
  4. Aplique a mistura sobre a parte da virilha que estiver escura.
  5. Deixe-a secar e, em seguida, remova a pasta com as mãos molhadas.
  6. Finalmente, enxague a área com água fria.
  7. Repita o procedimento duas vezes por semana.

Tomate

Os tomates têm um efeito despigmentante e, portanto, atuam como um agente de clareamento da pele. O licopeno, um antioxidante presente nos tomates, ajuda a proteger a pele contra danos causados pelo sol, tornando-a menos sensível aos efeitos nocivos dos raios UV, uma das principais causas de escurecimento da virilha. Eles podem até mesmo ajudar na eliminação da pele morta da região pubiana, além de outras partes do corpo. (Fonte)

  1. Esfregue um pedaço de tomate sobre a pele escura por meio de movimentos circulares durante alguns minutos.
  2. Permita que o suco permaneça na pele por 10 minutos e, em seguida, lave a região com água fria.
  3. Repita o procedimento uma vez por dia.

Amêndoas

Tanto as amêndoas inteiras como o óleo de amêndoas podem ajudar a aliviar o escurecimento da pele na região da virilha. O alto teor de vitamina A e E, além dos ácidos graxos essenciais, presentes no óleo de amêndoas ajuda a nutrir, suavizar e hidratar a pele. As amêndoas inteiras são benéficas para esfoliar e amaciar a pele. (Fonte)

  • Deixe 5 ou 6 amêndoas inteiras de molho durante a noite. Na manhã seguinte, triture-as até obter uma pasta de textura macia. Adicione 1 colher de sopa de leite integral na pasta e a aplique sobre a pele afetada. Espere 10 a 15 minutos e, em seguida, lave suavemente a região, enquanto esfregava a pasta em movimentos circulares. Repita o procedimento 2 ou 3 vezes por semana para obter melhores resultados.
  • Além disso, massageie a área com óleo de amêndoas morno por cerca de 5 minutos diariamente antes de ir dormir.

Leite

Leite

O leite é outro agente clareador natural da pele que pode ser usado para clarear a pele escura da região íntima. O ácido lático do leite ajuda a reduzir a pigmentação da pele, deixando-a com uma aparência mais suave. Ele também ajuda a manter a pele bem hidratada.

Publicidade
  1. Coloque 1 xícara de leite frio em uma tigela.
  2. Mergulhe um pano de algodão nele.
  3. Mantenha esse pano sobre a pele escura por 5 minutos.
  4. Repita o processo mais algumas vezes.
  5. Finalmente, massageie a área suavemente por cerca de alguns minutos e, depois, enxágue-a com água.
  6. Reaplique o remédio pelo menos duas vezes por dia, para obter resultados mais rápidos.

Bicarbonato de sódio

Também pode experimentar o bicarbonato de sódio para clarear e até mesmo esfoliar a região íntima, desde que não tenha uma pele sensível. O bicarbonato deve ser usado com cautela pois pode ser muito agressivo para a pele.

Publicidade

A textura fina e granulada do bicarbonato age como um esfoliante perfeito para eliminar as células mortas da pele. O bicarbonato, inclusive, evita o excesso de suor, uma das causas de descoloração da pele ao longo de suas dobras.

  1. Misture o bicarbonato de sódio com água em uma proporção de 3:1 para formar uma pasta.
  2. Aplique-a sobre a área escura da pele e a deixe secar.
  3. Enxague com água fria.
  4. Use essa receita apenas 2 vezes por semana.

Atenção: pessoas com pele sensível não devem realizar o procedimento.

Mamão

Mamao Papaia

A papaína, uma enzima do mamão, é conhecida por reduzir o escurecimento da epiderme. A enzima oferece propriedades clareadoras, mas são necessárias mais pesquisas. Ela também acelera o processo de eliminação da pele morta, constituída por células que podem levar ao escurecimento da virilha.

Além disso, a elevada concentração de vitamina C do mamão protege as células da pele contra os danos causados pelo sol. Use qualquer uma dessas receitas diariamente, ou em dias alternados.

  • Esfregue ¼ de xícara da polpa de um mamão maduro na área escura da virilha durante 5 minutos. Deixe o suco do mamão agir por 10 a 15 minutos. Depois, lave a região com água fria.
  • Misture ¼ de xícara de mamão verde com ½ colher de chá de óleo de vitamina E, mel e iogurte natural e forme uma pasta. Massageie suavemente a pasta sobre a pele, deixando-a descansar por 15 minutos. Em seguida, lave a área com água fria.

Sândalo

Sandalo

O sândalo é outro remédio caseiro eficaz. Ele pode ajudar a melhorar a cor da pele e tratar a hiperpigmentação, além de dar um tom natural à pele. (São necessárias mais pesquisas).

  1. Esprema o suco de ½ de limão sobre 3 a 4 colheres de chá de pó de sândalo.
  2. Misture bem para obter uma pasta macia.
  3. Se a pasta estiver muito grossa, adicione um pouco de água de rosas.
  4. Aplique a pasta sobre a pele afetada antes de ir dormir e a deixe agir durante a noite.
  5. Lave a região pela manhã, com água fria.
  6. Repita o procedimento diariamente até sua pele ficar mais clara.

Dicas adicionais

  • Esfolie o entorno da delicada região pubiana uma vez por semana para se livrar das células mortas da pele e, assim, evitar irritações.
  • Quando usar um biquíni ou calção, aplique um protetor solar com um FPS (fator de proteção) de, pelo menos, 30, para impedir o escurecimento da pele exposta.
  • Prefira usar roupas íntimas leves de algodão, que são soltas e confortáveis.
  • Não raspe os pelos da região pubiana ou use loções para remover os pelos, pois elas podem danificar uma pele delicada. A cera é a melhor opção para a depilação dessa área e não causará qualquer descoloração da pele.
  • Use apenas sabonete neutro para limpar a delicada pele da região pubiana.
  • Mantenha uma dieta saudável, composta de uma variedade de frutas e legumes, cereais integrais e carne magra, para deixar a pele saudável.
  • Beba uma grande quantidade de água para eliminar toxinas e manter a pele suave e devidamente hidratada.

Abaixo descrevemos os tratamentos sem prescrição médica indicados para clarear a região íntima.

Publicidade

Tratamentos sem receita médica

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, esses são os quatro ingredientes que podem funcionar bem no clareamento da pele e não oferecem muitos riscos de reações alérgicas:

  • soja
  • niacinamida
  • ácido elágico
  • lignina peroxidase

Os compostos seguintes são igualmente usados em remédios sem receita médica, mostraram um efeito clareador na pele, mas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas com a pele mais sensível (Fonte):

  • arbutin
  • ácido kójico
  • alcaçuz

É muito importante consultar o dermatologista antes de usar qualquer um destes produtos.

Procedimentos e pomadas prescritas pelo dermatologista

Quando os remédios caseiros e os tratamentos disponíveis sem receita médica não ajudarem, deverá consultar o dermatologista para conhecer os produtos ou procedimentos médicos disponíveis para clarear a pele. Abaixo mostramos alguns tratamentos que o médico pode recomendar.

Hidroquinona: O principal tratamento dermatológico usado para clarear a pele são os cremes á base de hidroquinona. Apesar da hidroquinona estar disponível em pomadas sem receita médica (em pequenas quantidades), só o dermatologista poderá prescrever produtos á base de hidroquinona em concentrações mais elevadas. Foram realizados alguns estudos em animais onde se mostrou que a hidroquinona pode ser cancerígena, o que significa que a substância pode causar câncer. (Fonte)

O seu uso é recomendado apenas para uso a curto prazo. E apenas deve ser aplicada tal como indicado pelo dermatologista.

Retinóides: Retinóides são produtos à base de vitamina A. Existem várias formulações disponíveis sem receita médica (em pequenas quantidades), mas só o dermatologista pode prescrever produtos com maiores concentrações de vitamina A. Alguns retinóides, como o ácido retinóico por exemplo, além de controlarem o crescimento das células da pele e são uma boa opção para tratar a hiperpigmentação da pele.

O produtos retinóides podem necessitar de vários meses de aplicação até atingirem bons resultados, e existe o inconveniente de tornarem a pele seca e mais sensível ao sol.

Tratamentos a laser: O clareamento da pele a laser é um método efetivo em reduzir a pigmentação da pele sem causar cicatrizes. É importante escolher um bom dermatologista e discutir se o tratamento a laser é de facto o mais adequado às suas necessidades. Devido á região a clarear ser tão sensível, o processo de cicatrização pode tornar-se um pouco desconfortável, especialmente se as coxas tiverem muita fricção entre elas.

Veja 15 Tratamentos Caseiros Para Clarear Áreas Escuras no Pescoço, Axilas e Parte Interna das Coxas

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

Publicidade