-->Como Cortar as Unhas do Bebê - Educar Saúde

Como Cortar as Unhas do Bebê

Publicado em 26/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Tal como um adulto, um bebê tem de cortar as unhas de uma forma regular. Nos primeiros meses as suas unhas crescem a bom ritmo, e se não forem cortadas de uma forma frequente, o bebê pode correr o risco de se arranhar na pele ou nos olhos, ou mesmo arranhar a mãe durante a amamentação.

Se tem algum receio de usar um objeto cortante com o bebê e não sabe como cortar as unhas do bebê, então neste artigo poderá aprender como fazê-lo.

Quando cortar as unhas do bebê

Como referimos em cima, cortar as unhas do bebê é muito importante para que ele não se arranhe ou arranhe outros. Assim, deve-se cortar as unhas quando elas já estiverem suficientemente grandes para arranhar.

Logo desde o nascimento elas devem ser cortadas sempre que atingirem um comprimento suficiente. Geralmente é aconselhável cortar as unhas uma vez por semana, de modo a não crescerem o suficiente para se machucar com elas.

Mas atenção. Mesmo sendo simples cortar a unha do bebé, é essencial que tenha certos cuidados, para não o magoar nos dedos.

Como cortar as unhas do bebê

Na hora de cortar as unhas do bebê, deve ser usada uma tesoura específica para isso, com pontas redondas, e que apenas deve ser para utilização do bebê. De seguida poderá conhecer algumas dicas importantes sobre como cortar as unhas do bebê.

1 – Quando cortar as unhas do bebê, elas devem ser cortadas de forma reta, e não redonda ou circular. Para o conseguir fazer, pressione com uma das faces da tesoura a ponta do dedo, para que a unha fique visível, cortando depois a unha a direito. Mas atenção, não corte em demasia, para que não ocorra nenhuma inflamação.

2 – Após o corte, deve lixar as unhas, com uma lixa específica e de uso exclusivo do bebê. Após as unhas estarem lixadas, elas estão prontas.

3 – Esta última dica está relacionada com o medo que muitos bebês e crianças pequenas têm ao cortar as unhas. Nestes casos, de modo a não se correr o risco de magoar o bebê devido aos seus movimentos, deve-se cortar as suas unhas durante o sono.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook