-->Como cuidar da pele aos 40 anos - Educar Saúde

Como cuidar da pele aos 40 anos

Publicado em 27/10/2014. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Com o avançar da idade, a pele tem a tendência de ficar mais seca, frágil e com mais rugas vincadas, sendo importante saber como cuidar da pele aos 40 anos para contrariar a sua tendência natural.

Cuidar da pele aos 40 anos significa ter alguns cuidados diários de manhã e à noite, nomeadamente:

  • De manhã:

o   Fazer uma limpeza da pele

o   Tonificar a pele

o   Aplicar um hidratante com fator de proteção

  • À noite:

o   Fazer a limpeza da pele

o   Tonificar a pele

o   Aplicar um hidratante com efeito antirrugas

A limpeza da pele deve ser sempre feita com loções específicas para o efeito ou com soro fisiológico. A água é muito agressiva para a pele e pode provocar uma secura extrema do rosto, pelo que deve ser evitada.

Publicidade

A aplicação de um tónico é essencial para dar mais firmeza ao rosto e evitar a perda de densidade, que tende a surguir numa fase pós-menopausa.

Publicidade

Para tal, pode ser usado um produto específico ou água termal.

A hidratação do rosto acompanhada da aplicação de um protetor solar. A exposição aos raios solares provoca a secura da pele e provoca o seu envelhecimento precoce. Mesmo no inverno, é importante continuar a aplicar um bom protetor solar, pois os raios UVA e UVB estão sempre presentes.

No que diz respeito ao creme antirrugas, o ideal é optar por creme adequado ao seu tipo de pele, existindo sempre a opção de pele normal a mista ou pele seca.

Atualmente existem vários cremes antirrugas no mercado, com composições muito diferenciadas, mas é importante escolher um produto que seja realmente eficaz no preenchimento das rugas.

Um creme antirrugas eficaz deve incluir um agente firmador, ou um ácido. Os agentes firmadores mais comuns incluem Tensine 80, Densikin, Raffermine e Liftiline. Já os ácidos mais utilizados são: ácido glicólico, ácido salicílico, ácido lactobiônico e ácido retinóico.

Todos os produtos devem ser adquiridos em farmácias, por forma a assegurar que são produtos realmente eficazes.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

Publicidade