-->Como cuidar do joanete - Educar Saúde

Como cuidar do joanete

Publicado em 25/01/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Na articulação do dedo grande do pé, existe em algumas pessoas, um desvio ósseo, que causa algumas dores e desconforto. Esse desvio, é chamado de joanete, ou de Hálux Valgo.

antes e depois da cirurgia

antes e depois da cirurgia

Esse problema no pé, é uma situação que afeta muitas pessoas, e causa um incomodo muito grande. Existem 5 formas de poder cuidar do joanete e para que possa diminuir as dores:

1 – Utilize um separador entre os dedos; Principalmente quando vai dormir. Pode e deve colocar entre o dedo grande do pé, e o dedo seguinte, um separador.

2 – Evite sapatos fechados; Quando está em casa principalmente, pode evitar os sapatos fechados, e opte por uns chinelos abertos.

3 – Use palmilhas ortopédicas; As palmilhas ortopédicas são uma boa forma de reduzir o peso sobre o joanete, piorando a situação e evitando que o sofrimento se torne mais doloroso.

4 – Massageie o pé; Principalmente ao final do dia, deve massajar o pé, podendo aplicar alguma pomada anti-inflamatória, como o Voltaren, para diminuir as dores e a pressão que fez sobre o joanete durante todo o dia.

Publicidade

5 – Evite o uso de sapatos de ponta fina; Alguns sapatos têm a ponta fina, principalmente alguns sapatos de salto alto, fazendo alguma pressão e tensão sobre o joanete. Essa ponta fina aperta os dedos do pé, e de lado no joanete… Dessa forma, deformam o pé, e ainda pioram o joanete, causando mais dores.

De forma a aliviar as dores que se podem sentir no joanete, devem ser utilizados os afastadores de dedos já falados, e a toma de alguns medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, que reduzem a dor sentida no dedo grande do pé.

Quem sobre de joanete deve visitar um médico ortopedista, e iniciar o tratamento que for mais adequado para si. Porém, a cura para este problema, só pode ser alcançada com a cirurgia de joanete (hálux valgo).

Para além do uso de medicamentos que aliviam a dor, o médico também pode aconselhar a fisioterapia, cerca de duas vezes por semana, para a prática de alguns alongamentos e exercícios capazes de reduzir a dor.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade