12 Remédios Caseiros para Rachaduras na Pele dos Dedos das Mãos

Atualizado e Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16/09/2019

Ninguém gosta de ter os dedos das mãos cobertos de rachaduras e feridas. Na verdade, elas podem ser um problema bem doloroso. Quem lida com o problema com frequência, sabe como é irritante. Neste guia vamos identificar as causas, e aprender a evitar e aliviar as rachaduras com o uso de alguns remédios caseiros simples e 100% naturais. Saiba mais…

Como Curar Rachaduras Na Pele Dos Dedos Das Mãos Naturalmente Com 13 Remédios Caseiros

O que causa Rachaduras na Pele dos Dedos?

Embora a pele descamada ou gretada nas pontas dos dedos não seja motivo para grande preocupação, a verdade é que, se não tratado, pode ter consequências bastante dolorosas. Os fatores causadores de mãos gretadas com rachaduras, especialmente nas pontas dos dedos podem ser vários. Os principais incluem:

  • Pele seca, especialmente durante o inverno;
  • Lavagem repetitiva das mãos;
  • Uso de sabonetes e outros produtos com substâncias químicas agressivas;
  • Queimadura solar (geralmente é seguida por pele seca e descamada alguns dias após a primeira queimadura);
  • Tempo seco, quente e frio;
  • Hábito de chupar o polegar;

A descamação e as rachaduras na pele também podem ocorrer devido a algumas condições médicas subjacentes, que podem incluir:

  • Alergias: Quando a pele entra em contato com um alérgeno, um dos sintomas pode ser a descamação.
  • Deficiência de niacina (ou vitamina B3).
  • Toxicidade da vitamina A: O consumo excessivo de vitamina A também pode causar gretas e descascar a pele.
  • Eczema nas mãos: A genética, assim como a exposição a algumas substâncias químicas, pode causar eczema nas mãos.
  • Psoríase: Transtorno cutâneo que pode aparecer em forma de placas de cor prata ou lesões na pele.
  • Ceratólise esfoliativa: Uma condição da pele que causa bolhas, que mais tarde podem começar a descascar.
  • Doença de Kawasaki: Doença rara que geralmente afeta crianças menores de 5 anos de idade.

Abaixo vamos aprender a lidar com a condição através de alguns remédios naturais.

Remédios Caseiros para curar as rachaduras nas pontas dos dedos

Rachaduras E Feridas Nas Pontas Dos Dedos Das Mãos

1. Vaselina

Vai precisar de: Vaselina (conforme necessário).

Como fazer: Pegue um pouco de vaselina e aplique suavemente nos dedos e mãos. Realize a aplicação algumas vezes por dia, especialmente quando as mãos começarem a secar. A vaselina além de hidratar instantaneamente os dedos secos e rachados, forma também uma camada na pele que a protege contra outras infecções (1).

2. Cera de parafina

Remoção De Cera De Parafina Das Mãos

Vai precisar de: Cera de parafina; Luvas.

Como fazer: Pegue um pedaço de cera de parafina e aqueça-o. Lave as mãos com sabão neutro e hidrate-as. De seguida mergulhe as mãos na cera e deixe-as durante alguns segundos. De seguida, tire as mãos da cera e repita o processo novamente (3 a 4 vezes). Depois de ter formado uma luva de parafina nas suas mãos, coloque-as num saco de plástico e deixe atuar durante 10 a 15 minutos.

Após esse período, retire as mãos do saco com cuidado e remova os restos de cera das mãos. Pode realizar o tratamento uma vez a cada uma ou duas semanas. Por que funciona? A cera de parafina tem propriedades emolientes que mantêm as mãos macias e flexíveis. Também retém a umidade e ajuda a livrar-se das células mortas da pele (2).

3. Sal de Epsom

Sal De Epsom

Vai precisar de: 1/2 xícara de sal de Epsom ; Água (conforme necessário).

Como fazer: Encha um balde ou bacia com água morna. Adicione meia xícara de sal de Epsom a ela. Mergulhe as duas mãos na água durante 10 a 15 minutos. Também pode esfoliar as mãos secas com os grãos grossos do sal de Epsom. Pode realizar o procedimento três vezes por semana. O sal de Epsom é muito utilizado para acalmar e rejuvenescer a pele. Embeber as mãos nesta solução salina ajuda a remover as células mortas da pele, ajudando também a tratar as rachaduras existentes nas pontas dos dedos das mãos (3).

4. Óleo De Coco

óleo De Coco

Vai precisar de: 1 colher de sopa de óleo de coco.

Como fazer: Use uma colher de sopa de óleo de coco virgem para massagear as mãos, permitindo que a pele absorva o óleo completamente. O método pode ser usado uma vez por dia, de preferência após o banho. Por que funciona? Os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco possuem excelentes propriedades emolientes e hidratantes, que ajudam a acalmar a pele seca e rachada nas pontas dos dedos (4). Além disso, as propriedades antimicrobianas do óleo de coco também ajudam a proteger a pele contra infecções (5), (6).

5. Óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia)

Vai precisar de: 2-3 gotas de óleo essencial da árvore do chá; 1-2 colheres de chá de óleo de coco.

Como fazer: Adicione duas a três gotas de óleo essencial de árvore do chá (Melaleuca alternifolia) a uma ou duas colheres de óleo de coco e misture bem. Aplique a mistura na ponta dos dedos e deixe atuar no local durante toda a noite. Na manhã seguinte lave bem as mãos. Deve usar a mistura pelo menos uma vez por dia, antes de ir para a cama.

O óleo da árvore do chá é um antisséptico natural com excelentes propriedades antimicrobianas (7) que pode acelerar a cicatrização de rachaduras na pele e protegê-la contra infecções bacterianas. Cuidados a ter: Não use o óleo da árvore do chá sem diluí-lo num óleo transportador (como o óleo de coco), pois pode causar irritação.

6. Óleo de Mamona, óleo de rícino

Óleo De Rícino, óleo De Mamona

Vai precisar de: Óleo de mamona (conforme necessário).

Como fazer: Use um pouco de óleo de mamona (óleo de rícino) para massagear suavemente a região afetada. Pode lavar após 15 a 20 minutos, ou manter o óleo nas mãos durante a noite. O óleo deve ser usado pelo menos uma vez por dia. O óleo de mamona é uma fonte rica em ácido ricinoleico e vitamina E, dois nutrientes que lhe conferem propriedades emolientes e curativas que podem ajudar a curar peles gretadas. Além disso, o composto também ajuda a manter as mãos macias e hidratadas por muito mais tempo (8).

7. Creme para assaduras nos Bebês

Vai precisar de: Creme Protetor para Assaduras, Johnson ou semelhante (conforme necessário).

Como fazer: Aplique o creme para assaduras nas mãos antes de ir para a cama e deixe atuar durante toda a noite. Pode usar este tipo de bálsamo uma vez por dia, de preferência antes de ir para a cama.

Os cremes para assaduras nos bebê podem ser usados para prevenir erupções e também para curar peles ressecadas e rachadas nos dedos. Esta ação benéfica ocorre principalmente porque a maioria destes cremes contêm zinco. O zinco não só ajuda a cicatrizar rapidamente a pele rachada, como também suaviza a pele através das suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas (9), (10).

8. Óleo de Linhaça

óleo De Linhaça

Vai precisar de: Algumas gotas de óleo de linhaça.

Como fazer: Use algumas gotas de óleo de linhaça para aplicar nas zonas afetadas. Massageie o óleo restante nas duas mãos. Também pode optar por tomar suplementos de óleo de linhaça (antes de o fazer é importante consultar o médico).

Pode aplicar o óleo de linhaça 1 a 2 vezes por dia. O óleo de linhaça é derivado de uma planta chamada linho. Contém ácidos gordos que melhoram a pele seca e mantém-na macia. As propriedades anti-inflamatórias do óleo de linhaça ajudam também a reduzir a inflamação e a vermelhidão (11).

9. Bandagem Líquida

Vai precisar de: 1 frasco de bandagem líquida (Ex: New-Skin).

Como fazer: A bandagem líquida é um produto líquido, altamente hidratante, que, após aplicado, forma uma película transparente, sem a necessidade de usar as bandagens convencionais. Esta bandagem líquida pode ser usada para selar as rachaduras profundas e dolorosas localizadas nos dedos. Pode ser usado a cada 2 dias. A bandagem, por ser líquida, forma uma camada polimérica que se liga à área ferida. Esta ação bloqueia a umidade da pele, protege-a contra a sujidade e infecções bacterianas, e ajuda a acelerar a cicatrização da pele gretada (13).

10. Luvas hidratantes

Luvas De Gel Hidratantes

Vai precisar de: Luvas hidratantes para as mãos; Vaselina (opcional).

Como fazer: Use um par de luvas de gel hidratantes, feitas especialmente para o tratamento de mãos secas e rachadas. Se não conseguir encontrar este tipo de luvas, aplique uma camada fina de vaselina nas duas mãos e use (calce) umas luvas de algodão. Deixe atuar durante a noite. Para resultados mais rápidos realize a ação diariamente. Este tipo de luvas ajudam a reter a umidade nas mãos e protegê-las das condições extremas do inverno.

11. Bálsamo Labial

Bálsamo Para Lábios

Vai precisar de: Bálsamo Labial.

Como fazer: Aplique uma boa camada de Bálsamo Labial nas áreas afetadas. Pode usar o bálsamo labial várias vezes ao dia, quase tantas vezes quantas as aplicar nos lábios. A maioria dos frascos contém componentes emolientes e hidratantes, como cera de abelha, cânfora e vitamina E. Estes ingredientes possuem excelentes propriedades curativas e suavizantes, sendo uma das melhores opções para curar a pele rachada, inclusive nas pontas dos dedos (14).

12. Bálsamo Flexitol

Vai precisar de: Flexitol (bálsamo).

Como fazer: Aplique o bálsamo nas regiões afetadas. Duas vezes por dia serão o suficiente. O Flexitol é uma pomada hidratante extremamente concentrada e esfoliante que ajuda a manter a pele sempre macia. A aplicação regular do produto também pode ajudar a acelerar a cura da pele gretada. Além disso, o bálsamo é também um antifúngico, ajudando a proteger a pele de infecções bacterianas.

Dicas para evitar Rachaduras na Pele dos Dedos das Mãos

Pele Frágil E Desmamação Na Ponta Dos Dedos Das Mãos

  • Durante o tempo frio, tente cobrir as mãos sempre que sair de casa.
  • Mantenha as mãos e os pés sempre hidratados.
  • Beba muita água e mantenha-se hidratado.
  • Use água morna (não muito quente) para lavar as mãos.
  • Não use sabonetes agressivos – em vez disso, opte por produtos hidratantes suaves.
  • Tente não usar desinfetantes, pois eles tendem a secar a pele.
  • Use um umidificador dentro de casa.

Os sintomas leves associados à condição podem ser facilmente minimizados com as dicas e soluções indicadas acima. No entanto, se os sintomas se tornarem graves, sentir dores ou houver sangramento excessivo no local, deve consultar o médico imediatamente, pois pode tratar-se de alguma condição médica subjacente.

Não precisa mais esconder as suas mãos, pois elas são lindas! Use as informações que lhe foram passadas neste guia educativo, para mantê-las sempre macias e hidratadas. Esperamos que tenha gostado deste guia. Partilhe!

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

12 Remédios Caseiros para Rach…