Como dar de Mamar

Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

Como dar de mamar? Esta é uma questão muito importante que todas as mães deverão fazer.

É importante que a amamentação do nosso bebê seja feita de forma correta para que ele possa crescer e desenvolver-se de forma correcta, e para que a alimentação por via da amamentação seja bem digerida.

Existem diversas posições que a mãe poderá adoptar para dar de mamar. É importante que se garanta que o peito da mãe é esvaziado por completo após a amamentação, para que se diminua de forma muito significativa o risco de a mãe vir a ter uma mastite.

Em alguns casos, e principalmente nos primeiros tempos de vida do bebê, é comum que a mãe utilize uma almofada de amamentação durante a amamentação. Esta almofada é uma almofada especialmente desenhada para a amamentação e que poderá ser facilmente encontrada em lojas de especialidade.

Estas almofadas têm como objectivo apoiar o bebê no sentido de conseguir dar algum apoio à mãe e nomeadamente algum apoio às suas costas. Assim, o momento da amamentação poderá ser mais confortável e dar mais prazer a ambos os envolvidos, a mãe e o bebê.

Outras potenciais posições a utilizar por parte da mãe são as posições de se deitar na cama em posição lateral, sentar-se com a almofada de amamentação ao colo e o bebê deitado nessa mesma almofada, ou ainda alternativamente de pé.

No entanto, amamentar em pé é geralmente a forma mais desconfortável de amamentar, tanto para a mãe como para o bebê.

Durante a amamentação é importante que a mãe vá mudando de posição, pois isso fará com que o bebê fique mais confortável e ao mesmo tempo menos sonolento e mais desperto e divertido.

Igualmente, é fundamental que se tenha em conta a regra dos dois peitos e que esta regra seja mesmo cumprida. Esta regra é uma regra de amamentação que diz que a mãe deverá dar de mamar ao bebê utilizando os dois peitos, como forma a estimular uma boa produção de leite.

No caso das mães que, por algum motivo, não consigam amamentar, recomenda-se geralmente a utilização de uma bomba para tirar o leite manualmente ou técnicas como a relactação ou a translação.