Como Desentupir o Nariz Entupido (congestão nasal) – Dica Caseira

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Apesar de não ser nenhuma doença, a congestão nasal (nariz entupido) é, normalmente, um sintoma atribuido a outras doenças relacionadas. Não é nada de grave e é um sintoma bastante comum que todos nós já sentimos, mas existem técnicas conhecidas para desentupir o nariz e aliviar, de forma rápida, do desconforto sentido.

O nariz entupido caracteriza-se por ser uma obstrução das fossas nasais, que se encontram inflamadas, por causa da mucosa que fica presa nas paredes interiores das fossas. Como a mucosa fica presa e provoca inflamação, a sua produção aumenta, o que não só dificulta a respiração, como provoca desconforto e o conhecido “pingo no nariz”.

Essa é a principal característica da congestão nasal. Inicialmente, o muco corre normalmente e de forma límpida, mas gradualmente, torna-se mais espesso. Com o aumento desta produção, a congestação nasal ocorre. Pode estar associada a uma gripe, a uma constipação, a alergias e até a medicamentos.

Por isso, para resolver o problema do nariz entupido é necessário formular um diagnóstico e verificar se está associado a outra doença. Se não estiver, parta imediatamente para os descongestionantes e para as soluções de vaporização, que desentopem para o nariz.

Nas farmácias, um dos descongestionantes mais procurados é o vaporizador de água do mar, que hidratam as mucosas e adicionam mais líquido à secreção nasal.

Como Desentupir o Nariz Entupido – Dica Caseira

Fazer essa solução em casa é simples e fica mais em conta. Basta adicionar uma colher de café de sal a 200 ml de água morna. Coloque a água numa chaleira e adicione o sal, mexendo sempre até dissolver. Para aplicar a solução, incline a cabeça para baixo e coloque a ponta do bule na narina, deixando a solução entrar no nariz, de forma gradual.

Faça-o à frente do espelho, para não correr riscos e prenda a respiração enquanto aplica a solução. O mesmo método pode ser feito com soro fisiológico.