Como Desenvolver a Inteligência do Bebê

Publicado em 12/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Cada criança nasce com determinadas características físicas e cognitivas, que irá desenvolver ao longo dos anos. Para que a criança atinja todo o seu potencial, ela tem de ser estimulada, tanto física como intelectualmente.

Publicidade

De seguida poderá conhecer uma excelente forma de estimular e desenvolver a inteligência do seu bebê.

Desenvolver a inteligência do bebê

Nos primeiros meses, é importante estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê, de modo a que ele se desenvolva a sua inteligência. Além dos vários brinquedos apropriados para essa idade, pode também você ajudar o seu bebê com algumas atividades.

Uma dessas atividades é sentá-lo ao seu colo, frente a um espelho grande, enquanto faz algumas perguntas, relacionando essas perguntas com a imagem refletida. Além de estimular a sua inteligência, ajuda-o ainda a conhecer o seu corpo e a perceção do que o rodeia.

Por exemplo, pergunta “Quem é aquele bebê?”, apontando para a imagem refletida, acenando depois com a mão dizendo “Olá bebê!”. Ou então, “Onde está a mãozinha do bebê?”, acenando depois com a mão do bebê, dizendo “Olá mãozinha do bebê!”. Pode fazer esta brincadeira com as várias partes do corpo, mas também, com as suas próprias partes também.

Publicidade

Outro dos benefícios que o bebê retira destas atividades é o desenvolvimento da linguagem. Você irá estar a utilizar palavras simples mas diversas, que ele vai aos poucos assimilando na sua cabeça.

Saiba mais sobre:
Publicidade

Como Desenvolver a Inteligência do Bebê