Como Desenvolver a Inteligência do Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Cada criança nasce com determinadas características físicas e cognitivas, que irá desenvolver ao longo dos anos. Para que a criança atinja todo o seu potencial, ela tem de ser estimulada, tanto física como intelectualmente.

De seguida poderá conhecer uma excelente forma de estimular e desenvolver a inteligência do seu bebê.

Desenvolver a inteligência do bebê

Nos primeiros meses, é importante estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê, de modo a que ele se desenvolva a sua inteligência. Além dos vários brinquedos apropriados para essa idade, pode também você ajudar o seu bebê com algumas atividades.

Uma dessas atividades é sentá-lo ao seu colo, frente a um espelho grande, enquanto faz algumas perguntas, relacionando essas perguntas com a imagem refletida. Além de estimular a sua inteligência, ajuda-o ainda a conhecer o seu corpo e a perceção do que o rodeia.

Por exemplo, pergunta “Quem é aquele bebê?”, apontando para a imagem refletida, acenando depois com a mão dizendo “Olá bebê!”. Ou então, “Onde está a mãozinha do bebê?”, acenando depois com a mão do bebê, dizendo “Olá mãozinha do bebê!”. Pode fazer esta brincadeira com as várias partes do corpo, mas também, com as suas próprias partes também.

Outro dos benefícios que o bebê retira destas atividades é o desenvolvimento da linguagem. Você irá estar a utilizar palavras simples mas diversas, que ele vai aos poucos assimilando na sua cabeça.