-->Como Desenvolver o Sentido de Ritmo e Equilíbrio nos Bebês - Educar Saúde

Como Desenvolver o Sentido de Ritmo e Equilíbrio nos Bebês

Publicado em 02/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O equilíbrio é uma capacidade fundamental para o bebê conseguir sentar-se sozinho, engatinhar, e mais tarde, conseguir andar.

Também a forma como o bebê consegue coordenar as suas ações motoras é essencial para conseguir realizar movimentos controlados. Dessa forma, é importante os pais darem ao seu bebê oportunidades que o estimulem a desenvolver o sentido de ritmo e equilíbrio.

De seguida poderá conhecer algumas brincadeiras que pode utilizar para ajudar o bebê a desenvolver estas capacidades.

Brincadeiras e atividades para desenvolver o ritmo e equilíbrio nos bebês

As seguintes atividades são indicadas para bebês com 3 ou mais meses, estimulando o desenvolvimento do ritmo e o equilíbrio, mas também o controle do movimento da sua cabeça. Estas capacidades são essenciais para o bebê conseguir começar a engatinhar e a andar.

Atividade 1

Coloque o bebê deitado em cima de uma almofada grande de barriga para baixo. Segurando no bebê, puxe a almofada para a frente e para trás, de um lado para o outro, e ainda, dê uma volta completa. Esteja sempre atento ao bebê de modo a não o deixar desequilibrar e cair.

Atividade 2

Pegue no bebê segurando no tronco, com as suas mãos debaixo dos braços, com a barriga virada para si. De seguida conte até 3, e quando disser 3, levante-o até ficar em cima da sua cabeça. Depois, brinque com ele como se fosse um avião, girando-o e andando pela divisão onde se encontra.

Atividade 3

Sente-se e deite o bebê de costas sobre os seus joelhos. Segurando-o firmemente, balance-o de um lado para o outro. Pode também realizar esta atividade com ele sentado no seu colo.

Outra alternativa é utilizar balanços infantis, cheios de cores e apelativos para os bebês. O balançar é uma atividade que desenvolve o sentido de ritmo, ajudando a aumentar as ligações neurais do cérebro.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook