-->Como Diminuir o Risco de Morte Súbita - Educar Saúde

Como Diminuir o Risco de Morte Súbita

Publicado em 06/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Como diminuir o risco de morte súbita é um tema muito importante ao qual devemos ter atenção, especialmente com o nosso bebê.

A morte súbita é algo que poderá ocorrer em todas as idades, devido a diversos factores. Existem órgãos e funções vitais do organismo, que ao serem postas em causa poderão levar à ocorrência de morte súbita.

No entanto, nos bebês esse risco é muito superior àquilo que é nos adultos, devido ao facto de o seu organismo ainda não se encontrar totalmente formado, e nesse sentido fica mais fragilizado e mais instável.

Neste artigo iremos enumerar algumas orientações a seguir para conseguir diminuir o risco de morte súbita no nosso bebé, atenuando ao máximo os factores que podem levar a esse tipo de ocorrências.

Convém ainda referir que geralmente os casos de morte súbita nos bebés são mais frequentes durante o primeiro ano de vida, e que ocorrem com maior frequência na altura do inverno.

Não se sabem exactamente as causas mais preponderantes para a ocorrência de cenários de morte súbita, mas no entanto sabe-se que existem factores de risco e que os poderemos prevenir.

Nomeadamente, devemos seguir as seguintes orientações gerais:

  • Nunca deite o bebé para dormir de barriga para baixo. Este deverá sempre encontrar-se em posição lateral ou preferencialmente ainda virado para cima;
  • O bebé deverá utilizar a chupeta, sem um uso exagerado, mas o necessário;
  • Durante o período de gravidez a mãe deverá efectuar uma pausa tabágica caso fume, pois o tabaco poderá causar problemas de malformação no bebé;
  • Não tape demasiado a cabeça do bebé enquanto este se encontra a dormir, pois poderá causar-lhe problemas de respiração;
  • Quando o bebé estiver no berço, certifique-se que os seus pés tocam na extremidade do berço e não ficam suspensos;
  • Caso sinta falta de respiração ou mesmo que o bebé não respire, utilize a técnica de respiração boca a boca;
  • Durante a altura do inverno, evite colocar demasiada roupa no bebé. Tendemos a colocar muita roupa no bebé para o proteger, mas a verdade é que uma das causas de morte súbita é o excesso de aquecimento do bebé;
  • Evite dormir com o bebé no sofá;
  • Caso tenha ingerido bebidas alcoólicas, evite de todo dormir na mesma cama ou no mesmo espaço que o bebé;
  • Se notar um choro anormal no bebé, nomeadamente um choro excessivo, procure imediatamente um hospital ou o seu pediatra. O mesmo acontece se notar que o bebé está demasiado apático.

Seguir estes passos poderá ser uma excelente ajuda para evitar o problema da morte súbita nos bebés, já que eliminará alguns dos factores que se estima serem mais preponderantes para que essa morte súbita aconteça.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook