-->Como eliminar as olheiras - Educar Saúde

Como eliminar as olheiras

Publicado em 09/01/2013. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Saiba como eliminar as olheiras através de truques e dicas bem simples:

Olheiras Antes E Depois

Uma noite mal dormida, o problema de conseguir adormecer ou uma noite de directa na discoteca traduzem-se na pele, sobretudo à volta dos olhos.

As olheiras são pequenas manchas de cor azulada ou acastanhada que surgem no redor dos olhos, não fossem os olhos um dos órgãos que mais descansa enquanto dormimos.

Caracterizam-se pela acumulação de melanina nessa localização da pele, provocando uma hiperpigmentação que torna a pele mais fina. Assim, a acumulação de melanina e os vasos sanguíneos localizados por baixo dos olhos tornam-se mais evidentes.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Tipos de olheiras

São dois, os dois tipos de olheiras que conhecemos. As olheiras azuladas têm origem vascular e são provocadas pelo abrandamento da circulação sanguínea. Já as olheiras acastanhadas são originadas pela hiperpigmentação provocada pela melanina. Estas são as mais comuns e fáceis de adquirir.

Quais as causas para o aparecimento das olheiras?

Para além do cansaço e das falhas no descanso, as olheiras podem surgir até nas pessoas mais saudáveis. As causas apontadas são variadas.

A hereditariedade, a genética e a etnia podem lhe dar maior predisposição para criar olheiras. A idade, a pele desidratada, o tabaco, o stress, o café, o excesso de consumo de álcool e, aínda, a menstruação, podem, também, ser causas para o aparecimento das olheiras. As alergias e a asma podem ainda dar maior intensidade às sombras que surgem por baixo das pálperas.

Como eliminá-las?

Para acabar com as olheiras, existem já alguns truques conhecidos, mas bastante eficazes. Massajar as olheiras com as pontas dos dedos, por exemplo, estimula a circulação sanguínea, reduzindo o tamanho dos vasos dilatados. Pode fazê-lo, usando um creme anti-olheiras de confiança.

Utilizar estes cremes hidratantes, que contêm propriedades lubrificantes, vão ajudar na circulação correcta do sangue. Todos os dias, deve lavar o rosto com água quente e massajar a zona afectada.

Frequentar saunas e banhos quentes também vai contribuir para essa melhora, pois ajudam a activar a circulação. Para disfarçar as olheiras, enquanto não regista melhorias, pode usar um corrector específico e colocar um pouco de bronzer ou pó.

Se nada disto resultar, faça algumas sessões de carboxiterapia.

Continuação » 22 Tratamentos Caseiros indispensáveis para Eliminar Olheiras

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.