Emagrecer depois da gravidez – Como emagrecer após o Parto

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Como emagrecer depois de uma gravidez?

Como se deve emagrecer de um modo gradual depois da gravidez:

Equilibrar a alimentação é o primeiro passo. Um menu que contenha cerca de 2000 calorias garante um bom padrão para a mulher e para a criança, tendo em conta que esta está a produzir leite, é importante aumentar a ingestão de líquidos. Evitar o café, chá preto, chocolates , guloseimas e alimentos com corantes.

O facto de amamentar já é uma grande ajuda, pois ajuda a contrair o útero. Além disso produzir leite é uma actividade celular intensa, e como tal o gasto de energia pode aumentar 900 calorias por dia.

Passados 40 dias, já pode começar fazer exercício físico mais intenso. Os exercícios devem começar por ter a duração de 30 minutos a 1 hora por dia, duas vezes por semana. Estes valores podem ir aumentando progressivamente. As modalidades mais indicadas são : as caminhadas, a hidroginástica, e a musculação.

A retenção de líquidos deve ser combatida através das massagens por exemplo, pois estas diminuem o inchaço, melhoram a circulação e relaxam.

Quem está a pensar recorrer a cirurgias, saiba que não é indicado. Se engordou cerca de 12 Kg, o corpo tem a tendência de perder tudo nas primeiras 6 semanas. Até que possa fazer um intervenção cirúrgica, deve esperar entre 3 a seis meses, após o desmame.

Durante a amamentação, o corpo tem actividades hormonais extras, e retardam o regresso à normalidade. Qualquer cirurgia deve ser evitada, pois a medicação e anestésicos podem ser transferidos para o leite materno e poderá prejudicar o bébé.