-->Como Ensinar o Bebê a Fazer Cocô no Penico - Educar Saúde

Como Ensinar o Bebê a Fazer Cocô no Penico

Publicado em 16/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Ensinar a criança a usar o penico é uma parte importante da aprendizagem na criança. Apesar de não existir uma idade certa para o fazer, a verdade é que a maioria das crianças apenas faz xixi ou cocô voluntariamente a partir dos 20 meses, e como tal, apenas a partir dessa altura é que conseguirão controlar a bexiga e o esfíncter.

Dessa forma, torna-se importante os pais saberem respeitar o ritmo do filho, treinando-o, mas sem ser exigente demais.

Ensinar o bebê a fazer cocô no penico é mais simples que ensinar a controlar a micção, sendo por isso um processo mais rápido e fácil para a criança. Os pais devem começar a ensinar o bebê a fazer cocô no penico de uma forma mais intensiva a partir dos 20 meses, sendo habitual que aos 24 meses já tenha assimilado essa rotina. Nessa altura, o bebê pode já começar a usar o vaso sanitário. Conheça de seguida como ensinar o bebê a fazer cocô no penico.

Se o bebê tiver uma hora habitual para fazer cocô, então leve-o atempadamente para o banheiro, de modo a fazer as suas necessidades no penico. Se o bebê não tiver uma rotina regular para fazer cocô, terá de estar atento a vários sinais que podem indicar que ele vai fazer. Estes sinais incluem seriedade, desconforto e rubor.

Nessa altura deve colocar de imediato o bebê no penico, para que ele faça aí o cocô. Ao fim de vários dias, semanas ou meses de repetição deste ato, o bebê vai relacionar o fazer cocô com o penico, conseguindo controlar-se até estar aí sentado.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook