-->Como Ensinar o Bebê a usar o Penico - Educar Saúde

Como Ensinar o Bebê a usar o Penico

Publicado em 21/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A maioria dos pais desejam retirar a fralda do bebê assim que possível, mas este objetivo pode revelar-se complicado de alcançar.

Há alguns pequenos truques que podem ser utilizados para ajudar o bebê a usar o penico e a largar as fraldas de vez.

Em primeiro lugar, é necessário motivar o bebê. Isso consegue-se através do uso de linguagem positiva, como por exemplo “Já és como os crescidos”.

Depois do bebê ser devidamente motivado a usar o penico, deve-se perguntar com muita frequência se ele quer fazer xixi ou cocó. Muitas vezes, eles estão a brincar e esquecem-se que têm de parar por um momento para ir ao penico e assim surgem os descuidos.

Sempre que ele use o penico para fazer xixi ou cocô deve ser elogiado, o objetivo é transmitir que ele fez uma coisa positiva. Desta forma, a criança vai ter vontade de continuar a fazê-lo.

Nos primeiros tempos em que a fralda é retirada, é normal que a criança possa ter alguns descuidos, por isso pode-se optar por retirar a fralda a seguir às refeições principais e manter a fralda no resto do dia e da noite e sempre que sejam feitas viagens demoradas.

A retirada da fralda da noite é uma tarefa que deve ser feita com calma, pois é necessário que a criança já tenha um grande controlo para poder largar a fralda da noite com segurança.

Aliás, todo o processo de ensinar o bebê a usar o penico deve ser feito com bastante paciência, evitando fazer demasiada pressão sobre a criança e procurando sempre enfatizar os pequenos progressos alcançados.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook