Como escolher uma cadeira de rodas

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Reabilitação – Como escolher uma cadeira de rodas:

O que é uma cadeira de rodas?

Uma cadeira de rodas é uma cadeira equipada com rodas que permite deslocar uma determinada pessoa que não consiga andar. As cadeiras de rodas podem ser manuais ou eléctricas. Uma cadeira de rodas manual pode ser empurrada por alguém ou deslocada pelo próprio, através da rotação manual das rodas. Outras cadeiras de rodas funcionam graças a um motor ligado a uma bateria.

A parte inferior frontal da cadeira possui placas de metal para as pernas e apoios para os pés (estribos). Os apoios de pés podem ser deslocados para o lado ou, simplesmente, removidos para que se possa sentar e levantar da cadeira e arrumá-la facilmente. Geralmente, as rodas possuem um travão cada, accionado por alavancas manuais, para evitar que a cadeira se mova enquanto se senta ou se levanta.

Porque necessito de uma cadeira de rodas?

Poderá necessitar de uma cadeira de rodas durante um curto período de tempo ou durante toda a sua vida. Eis algumas das razões pelas quais o médico poderá querer que use uma cadeira de rodas

Teve uma doença ou lesão que o impossibilita de andar.
Está demasiado fraco para percorrer longas distâncias a pé.
Está a recuperar de uma cirurgia.

Que tipo de cadeira de rodas deverei usar?

As cadeiras de rodas podem ser manuais ou eléctricas. O seu médico ajudá-lo-á a escolher a cadeira de rodas mais adequada para o seu caso. Poderá comprar ou alugar uma cadeira de rodas a um fornecedor de artigos hospitalares. Siga sempre as instruções do médico.

Cadeira de Rodas Manual

Cadeira de Rodas Eléctrica 

Como usar uma cadeira de rodas de forma segura?

É importante que aprenda a sentar-se e a levantar-se da sua cadeira de rodas. Solicite ao seu médico a Nota de Tratamento Transferência para uma cadeira de rodas. Poderá ter de efectuar algumas mudanças em casa a fim de aí se poder deslocar facilmente. Solicite ao seu médico uma Nota de Tratamento Segurança doméstica ou Barreiras Arquitectónicas para obter mais informações.

Examine o chão sobre o qual usará a sua cadeira de rodas. Ele deverá estar limpo, seco, iluminado e sem quaisquer objectos espalhados, incluindo tapetes. Afaste todos os cabos eléctricos do caminho. Quando circular fora de casa, tente manter-se do lado direito dos átrios e dos passeios. Isto permitirá que as pessoas tenham espaço para passarem à sua volta. Abrande ao aproximar-se das esquinas. Tal permitir-lhe-á visualizar quaisquer pessoas ou objectos contra os quais possa chocar, originando um acidente.