-->Como Evitar Acidentes em Bebês dos 12 aos 24 meses - Educar Saúde

Como Evitar Acidentes em Bebês dos 12 aos 24 meses

Publicado em 01/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Entre o primeiro e o segundo ano de vida, há muitas coisas das quais as crianças já conseguem ter consciência.

Nomeadamente, já conseguem ter noção de alguns perigos e nesse sentido tomar atitudes para evitar acidentes ou consequências desses mesmos perigos.

No entanto, a sua mobilidade é também já algo significativa. Consequentemente, as crianças nestas idades conseguem chegar a mais locais, e também a locais mais altos.

Esta é uma idade crítica, em que deveremos estar bastante vigilantes e atentos, por forma a minimizar muitos perigos aos quais a nossa criança poderá estar sujeita.

Os perigos são muitos, e por vezes torna-se difícil conseguirmos ter noção de todos eles. Assim sendo, e como forma de ajuda, seguem-se aqui uma data de medidas e dicas que deverão ser adoptadas para minimizar os riscos de acidentes.

Nomeadamente, deveremos adoptar certas medidas de segurança, entre as quais:

  • Devemos cobrir as piscinas, caso tenhamos piscinas em casa, nas alturas em que estas não estão a ser utilizadas ou não estamos perto delas;
  • No caso de termos automóveis, devemos bloquear a abertura das portas das zonas onde o bebé está sentado (por norma, nos lugares de trás), para que o bebé não consiga abrir a porta em andamento;
  • As escadas de casa devem ter portões, para que o bebé não consiga subi-las ou desce-las sozinho;
  • No caso de termos varandas, estas devem ter redes de segurança para que o bebé não consiga babar. O mesmo deverá acontecer com janelas baixas que estejam abertas;
  • As portas de saída de casa para a rua deverão estar trancadas e sem a chave nas mesmas, para que o bebé por nenhum motivo consiga sair e ir para a estrada, por exemplo, sem darmos conta;
  • Brinquedos com peças muito pequenas deverão ser evitados, por perigo de engasgamento ou sufoco;
  • Poderemos também colocar um portão à entrada da cozinha para evitar a passagem do bebé, este que é um local onde podem haver muitos perigos para ele.

No geral, nos bebés dos 12 aos 24 meses as medidas aqui faladas devem ser adoptadas para garantir uma maior segurança.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook