Como Evitar as Crises de Asma

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

A asma é uma doença crônica que consiste na inflamação das vias respiratórias.

Ao contrário das pessoas com pulmões saudáveis, os pulmões dos asmáticos possuem brônquios muito sensíveis, que ficam inflamados ao mínimo sinal de irritação.

Asma na criança (asma pediátrica)

Num pulmão saudável, num quadro de exposição a um agente muito irritativo, este reage contraindo os brônquios, de forma a impedir o ar contaminado de entrar nos pulmões. Isto resulta em falta de ar.

Num pulmão de um indivíduo com asma o processo é o mesmo. Contudo, a diferença está na forma como ele é ativado.

Enquanto que num individuo com um pulmão saudável isso apenas ocorre em situações onde o ar está cheio de substâncias irritativas, no caso de alguém com asma, esse processo é ativado por agentes muito menos intensos, como por exemplo o pó.

A asma é uma das doenças crónicas mais comuns em todo o mundo, estimando-se em mais de 235 milhões o número de pessoas que sofrem deste problema.

Como evitar as crises de asma

Como explicamos em cima, as crises de asma podem ser ativados por agentes irritativos de pouca intensidade, logo, os cuidados devem ser constantes e redobrados. Conheça de seguida alguns cuidados sobre como evitar as crises de asma.

– Mantenha o local de trabalho e a casa sempre bastante limpa, livres de pós e outras sujeiras.

– Retire objetos onde facilmente se acumula pó, não essenciais na sua casa, como tapetes, carpetes, alcatifa, cortinas, etc.

– Adquira forros e travesseiros de cama próprios para evitar a exposição aos ácaros.

– Utilize um desumidificador ou o ar condicionado para manter a humidade relativa do ar abaixo dos 50%, principalmente nas estações quentes.

– Evite ter cães e gatos em casa, bem como outros animais com pelos.

– Evite locais poluídos ou com o ar contaminado com fumaça.

– Não tome qualquer medicação sem orientação médica, pois pode conter substâncias que ativem uma crise de asma.

– Consulte atentamente os rótulos de produtos, de modo a evitar o consumo de alimentos com sulfitos e tratrazina. Estas substâncias podem desencadear uma crise de asma, e como tal, deve evitá-las.

– Pratique regularmente atividade física modera e adaptada à sua forma física.

Siga estes conselhos, e conseguirá diminuir drasticamente as hipóteses de sofrer crises de asma. Apesar de elas poderem ocorrer, estará a controlar mais eficazmente as condições que podem desencadear o problema.

Conheça 3 Óleos Essenciais Para o Alívio da Asma