Como realizar a limpeza Correta dos implantes dentários

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Os implantes dentários representam soluções extremamente viáveis para a substituição dos dentes perdidos.

Com uma taxa de sucesso a ultrapassar largamente os 90%, os implantes revelam-se como a solução ideal para quem não tem dentes, mas também não se sente confortável através da utilização de uma dentadura convencional.

Foto De Implante Dentário Antes E Depois

Os implantes oferecem uma fixação permanente e apresentam a capacidade de substituir quase na perfeição os dentes naturais.

No entanto, para que seja possível usufruir-se de todos esses benefícios, é vital nunca negligenciar a importância de uma higienização cuidada dos implantes dentários.

Assim como os dentes naturais, os implantes exigem a adopção de excelentes cuidados de higiene, caso contrário poderão dar origem ao desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde oral.

Quando bem tratados, os implantes dentários poderão durar imenso tempo, sendo que até há já casos de implantes que duraram mais de 25 anos.

Ainda que possível, isto só acontecerá através de boas práticas de higiene, e para tal deverá seguir as seguintes dicas:

– Utilize o fio dental depois das refeições. Isto ajudará a remover pedaços de comida que se possam ter alojado entre os dentes, e que com o tempo contribuam para danificar os implantes e prejudicar a saúde das gengivas.

– Utilize uma escova de dentes indicada para implantes.

Em caso de dúvida, deverá pedir aconselhamento junto do seu dentista. Deverá fazer uma boa escovagem pelo menos 2 vezes por dia, tal como faria com os dentes naturais.

Idealmente, deverá fazer 3 escovagens, na medida em que tal diminuirá as probabilidades de vir a danificar os implantes.

– Utilize um bom elixir. Um elixir bocal será de grande utilidade na eliminação bacteriana, e por isso deverá ser utilizado regularmente.

Ao seguir estes simples cuidados, as probabilidades de vir a manter os seus implantes em bom estado durante muitos anos serão elevadas.

Não só isso, como também prevenirá o desenvolvimento de doenças das gengivas, geralmente associadas a uma má higiene bocal.

Também é extremamente importante que não dispense algumas idas frequentes ao seu dentista, para que possa ser efectuado um check up geral.

Isto é de especial importância na prevenção de problemas, e por isso não deverá nunca esquecer-se de fazê-lo.