Como realizar a limpeza Correta dos implantes dentários

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 08/09/24

Os implantes dentários representam soluções extremamente viáveis para a substituição dos dentes perdidos.

Continua depois da Publicidade

Com uma taxa de sucesso a ultrapassar largamente os 90%, os implantes revelam-se como a solução ideal para quem não tem dentes, mas também não se sente confortável através da utilização de uma dentadura convencional.

Foto De Implante Dentário Antes E Depois

Os implantes oferecem uma fixação permanente e apresentam a capacidade de substituir quase na perfeição os dentes naturais.

No entanto, para que seja possível usufruir-se de todos esses benefícios, é vital nunca negligenciar a importância de uma higienização cuidada dos implantes dentários.

Assim como os dentes naturais, os implantes exigem a adopção de excelentes cuidados de higiene, caso contrário poderão dar origem ao desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde oral.

Quando bem tratados, os implantes dentários poderão durar imenso tempo, sendo que até há já casos de implantes que duraram mais de 25 anos.

Ainda que possível, isto só acontecerá através de boas práticas de higiene, e para tal deverá seguir as seguintes dicas:

– Utilize o fio dental depois das refeições. Isto ajudará a remover pedaços de comida que se possam ter alojado entre os dentes, e que com o tempo contribuam para danificar os implantes e prejudicar a saúde das gengivas.

– Utilize uma escova de dentes indicada para implantes.

Em caso de dúvida, deverá pedir aconselhamento junto do seu dentista. Deverá fazer uma boa escovagem pelo menos 2 vezes por dia, tal como faria com os dentes naturais.

Idealmente, deverá fazer 3 escovagens, na medida em que tal diminuirá as probabilidades de vir a danificar os implantes.

– Utilize um bom elixir. Um elixir bocal será de grande utilidade na eliminação bacteriana, e por isso deverá ser utilizado regularmente.

Ao seguir estes simples cuidados, as probabilidades de vir a manter os seus implantes em bom estado durante muitos anos serão elevadas.

Não só isso, como também prevenirá o desenvolvimento de doenças das gengivas, geralmente associadas a uma má higiene bocal.

Continua depois da Publicidade

Também é extremamente importante que não dispense algumas idas frequentes ao seu dentista, para que possa ser efectuado um check up geral.

Isto é de especial importância na prevenção de problemas, e por isso não deverá nunca esquecer-se de fazê-lo.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24