-->Como fazer um esfoliante caseiro - Educar Saúde

Como fazer um esfoliante caseiro

Publicado em 19/07/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A esfoliação é algo que não deve ser ignorado na a manutenção de uma pele bonita e muito saudável. É um dos passos mais importantes na limpeza da pele e na resolução das chamadas imperfeições.

Basicamente, um esfoliante tem propriedades que permitem renovar as células da pele, eliminando as células que já estavam mortas. E os benefícios para quem usa esfoliante são claros: observa-se a redução de manchas, de marcas, de acne, de pele seca e áspera.

Quando esfoliada, a pele elimina as células mortas e cria o colagénio, que torna a pele mais hidratada. Mas não é só no aspecto beleza que o uso de esfoliante traz vantagens. Esfoliar a pele melhora a circulação sanguínea e promove uma maior saúde. Mas é necessário fazê-la com moderação.

Abusar de usar um esfoliantepode criar problemas na pele, como a dermatite de contacto. Por isso, convém apenas fazer a esfoliação da pele de quinze em quinze dias, ou, em casos mais sérios, uma vez por semana. Depois, tudo depende daquilo que se usa para fazer a esfoliação.

Casos mais sérios de secura de pele pedem uma esfoliação mais abrasiva, com esponjas próprias e sabonetes argilosos. Existem também formas de criar esfoliantes caseiros, sem ter que gastar muito dinheiro em produtos de cosmética.

Como fazer um esfoliante caseiro

As propriedades positivas das ervas são conhecidas, por isso, nada melhor do que fazer um esfoliante caseiro de ervas. Basta triturar no liquidificador 75 gramas de amêndoas, 200 gramas de flocos de aveia, 30 gramas de lavanda e uma colher de hortelã-pimenta.

Depois de tornar tudo em pó, adicionam-se 60 gramas de argila de uso cosmético. Depois de misturado, está feito o esfoliante. Para aplicar, basta adicionar um pouco de água morna à mistura e formar uma pasta, que está pronta a ser massajada na pele. Para além de remover as células mortas, este esfoliante ajuda a remover manchas e cicatrizes.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858