Como Fazer um Queijo Fresco Caseiro

Aprenda como fazer um queijo fresco em sua casa de uma forma muito rápida e prática! Comece por colocar um litro de leite num recipiente e leve ao lume, para que aqueça ligeiramente. Pode utilizar leite magro, meio gordo ou gordo, de acordo com o seu gosto.

Como Fazer Um Queijo Fresco Caseiro

ATENÇÃO: tem de vigiar muito bem o recipiente porque não pode deixar que o leite ferva!

Quando o leite ferve, as proteínas desnaturam, isto é, perdem a sua forma original de novelos, que é fundamental para se fazer queijo fresco. Por isso, basta que o leite fique morno.

A seguir junte duas colheres de vinagre e mexa muito bem. O leite é constituído por água com alguns compostos dissolvidos, como o cálcio, as vitaminas, as proteínas e alguns açúcares.

Quando se junta o vinagre com o leite, o ácido do vinagre reage com a caseína, uma proteína do leite. É nesta altura que ocorre a coagulação, a fase mais importante na produção de queijo.

Vai poder ver que se formou uma parte sólida do queijo – a coalhada – e um líquido amarelado – o soro. Agora, terá que separar a coalhada do soro com a ajuda de um coador.

Depois passe um pouco de água pela coalhada para retirar os vestígios de vinagre que ainda permanecem no queijo fresco.

Escorra a coalhada muito bem, molde em forma de queijinhos com a ajuda de uma forma e leve ao frigorífico para que solidifique.

Ao fim de algumas horas terá um delicioso queijo fresco caseiro! Agora é só temperar com sal e pimenta a gosto!

Nota: é normal que ao fim de algum tempo o queijo continue a libertar alguns vestígios de soro.

Material necessário:

  • 1 litro de leite
  • vinagre
  • coador metálico de rede fina

Descubra os Benefícios da Coalhada