Como fazer as unhas crescerem mais rápido e mais fortes

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Por vezes, devido a alguns problemas como micoses, onicofagia (hábito de roer as unhas) ou unhas fracas e quebradiças, a unha não cresce ou não o faz com a rapidez desejada. Uma unha cresce normalmente perto de 0,1 mm por dia, o que no final de um mês vai representar um aumento de 2 a 3 mm.

Como fazer as unhas crescerem mais rápido e mais fortes

Isto claro, no caso de as unhas estarem saudáveis e firmes. Caso contrário, elas crescem fracas e quebradiças, e ao um ritmo muito mais lento. Se você está à procura de uma solução para fazer as suas unhas crescerem mais rápido, então aqui poderá encontrar várias opções que o ajudarão a fortalecer e a aumentar o ritmo de crescimento das suas unhas.

Como fazer as unhas crescerem mais rápido

Para fazer as unhas crescerem mais rápido, é essencial nutri-las devidamente, de modo a ficarem mais fortes e saudáveis. Apenas assim conseguirá que elas cresçam a um ritmo normal. Dessa forma, é fundamental aplicar sempre uma base fortalecedora para unhas, e ainda, aumentar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes importantes para a nutrição das unhas.

Nutrientes como as proteínas (queratina), biotina e zinco, presentes em alimentos como por exemplo a carne, peixe, certos frutos e lentilhas, serão muito importantes para nutrir as unhas, e assim, aumentar a rapidez do seu crescimento.

De seguida poderá conhecer várias dicas sobre como fazer as unhas crescerem mais rápido, e ainda uma receita que pode fazer e aplicar em casa.

Contudo, antes de utilizar qualquer um destes métodos, é importante que consulte um médico dermatologista, para verificar qual a causa do problema. Se existir uma micose (infeção fúngica), é necessário outro tipo de tratamento para debelar a doença.

Dicas sobre como fazer as unhas crescerem mais rápido

O segredo para tornar as unhas mais saudáveis e fortes, e dessa forma, aumentar o seu ritmo de crescimento, é nutri-las e hidrata-las devidamente. Como tal, a maioria das nossas dicas vão nesse sentido.

Há no entanto outros cuidados a ter, de modo a prevenir danos na unha, e assim, evitar a sua degradação e a diminuição do ritmo de crescimento. Confira de seguida as nossas dicas sobre como fazer as unhas crescerem mais rápido:

– Ao pintar as unhas, é importante aplicar sempre uma base fortalecedora, que além de proteger a lâmina dos efeitos menos positivos do esmalte, ajuda também a fortalecer a própria unha. Entre os vários produtos no mercado, pode utilizar uma base fortalecedora para unhas de casco de cavalo, com um custo de 6 reais, ou então, a base protetora 3 em 1, Perfecting Base Coat, da Sephora, com um custo de 40 reais.

– Existem muitos produtos químicos do dia-a-dia que ressecam e fragilizam as unhas. Como tal, sempre que entrar em contacto com produtos que contenham químicos, ou até mesmo ao lavar a loiça, utilize sempre luvas de borracha.

– A hidratação é um cuidado diário essencial para manter as mãos e unhas saudáveis. Muitos homens e mulheres, quando hidratam as mãos, esquecem-se das unhas. Pelo contrário, colocar o creme hidratante nas unhas ajudará a que a lâmina se mantenha devidamente hidratada, e dessa forma, mais forte.

Existem cremes hidratantes específicos para mãos e unhas, como por exemplo o Creme Hidratante para Mãos e Unhas Avon Care de Glicerina, com um custo médio de 10 reais, o Polpa Hidratante para Mãos e Unhas Castanha da Natura Ekos, com um custo próximo dos 30 reais, ou o Creme para Mãos e Unhas de Amêndoas e Baunilha, do Boticário, com um custo médio de 14 reais.

– Um dos hábitos mais nefastos para a saúde das unhas é a acetona. Esta substância, muito utilizada pelas mulheres para remover o esmalte, deixa as unhas ressecadas e fracas. Como tal, é essencial que evite a sua utilização, apostando nos removedores de esmalte.

– Outro cuidado a ter é nunca pintar as unhas no mesmo dia que o esmalte é retirado. As unhas precisam também de respirar. Como tal, após remover o esmalte, espere no mínimo um dia até voltar a pintar as unhas.

– As unhas, tal como qualquer outro tecido do organismo humano, necessita de ser devidamente nutrido para crescer forte, saudável e no ritmo ideal. Os nutrientes mais importantes para a saúde e crescimento das unhas são as proteínas, biotina (vitamina H) e zinco, como tal, é importante reforçar a sua dieta diária com alimentos ricos nestas substâncias.

As proteínas podem ser encontradas em alimentos como carnes (preferencialmente brancas e magras), peixe, ovos, soja, frutos secos, cereais e frutos do mar.

Quanto a alimentos ricos em biotina, poderá ingerir ovos, lentilhas, feijão, banana ou couve-flor. Por fim, quanto ao zinco, alimentos como as carnes magras, feijão-verde, castanhas de caju, ostras e lagosta, irão fornecer a quantidade necessária.

– Além da alimentação, pode ainda aumentar a ingestão de substâncias essenciais para a saúde das unhas, como a biotina, cistina ou colágeno, através de suplementos nutricionais.

Assim, suplementos como o colágeno hidrolisado da Herbarium ou Sanavita, com um custo médio de 20 reais, ou suplementos de biotina ou cistina, como o Renovee Hair & Nail, Pantogar, o Exímia Fortalize ou o Oenabiol Magnifique, com um custo que vai dos 70 a0s 120 reais, poderão ajudar a ter unhas mais fortes e com um crescimento mais rápido.

Os suplementos de biotina ou cistina devem apenas ser tomados durante um período de tempo de 3 a 6 meses, e somente com orientação de um médico dermatologista.

Estas dicas e cuidados são essenciais para fortalecer as unhas, e assim, promover um crescimento mais rápido. Caso isso não aconteça, e as unhas continuarem fracas, quebradiças e com um crescimento nulo ou muito lento, então deverá consultar um médico dermatologista para perceber qual a razão que está por detrás deste problema

Receita caseira para fazer as unhas crescerem mais rápido – coco, alecrim e mel

beneficios do mel para a saude

A receita que de seguida apresentamos irá ajudar a hidratar e a nutrir as suas unhas, e dessa forma, a promover um crescimento mais rápido. Confira:

Ingredientes:

– uma colher de sopa de mel;

– uma colher de sopa de óleo de coco;

– 4 gotas de óleo de alecrim.

Como preparar:

Num recipiente que possa ser levado ao micro-ondas, coloque os ingredientes e misture muito bem. De seguida, leve ao micro-ondas durante 15 segundos, ao fim dos quais encharque alguns pequenos pedaços de algodão. De seguida, deve colocar estes pedaços encharcados sobre as unhas, e deixar atuar durante cerca de 15 minutos.