Como fortalecer as unhas

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Saiba Como fortalecer as unhas frágeis e quebradiças…unhas fracas frágeis e quebradiças Conheça algumas dicas que deveremos saber no sentido de evitarmos lesões nas nossas unhas derivadas do facto de estas se encontrarem demasiado frágeis ou enfraquecidas.

Existem alguns esmaltes indicados especialmente para o fortalecimento das unhas, e deveremos procurar preferir esses esmaltes em relação a outro tipo de esmaltes.

Nomeadamente, esmaltes que possuam na sua fórmula cálcio ou D-pantenol são indicados para as situações aqui referidas. Alguns exemplos de esmaltes que possuem estas propriedades são os seguintes:

Esmaltes que possuam D-pantenol e queratina, como é o caso da marca Dermage;

Esmaltes que possuam D-pantenol e cálcio na sua fórmula, como é o caso de produtos da marca Fortilon.

Para além da utilização deste tipo de esmaltes indicados, o consumo de alimentos que sejam ricos em cálcio também é recomendado para conseguir ter umas unhas mais fortes.

Evitar lavar as mãos com demasiada frequência também é algo importante, porque a lavagem das mãos muito frequente fragiliza a pele e as unhas.

Roer as unhas também é algo de se evitar ao máximo, pois as unhas são bastante esforçadas quando são roídas e ficam significativamente mais frágeis.

Remédio caseiro para fortalecer as unhas

Existe um remédio caseiro, para além das medidas já referidas, que poderá conseguir bons resultados no fortalecimento das unhas.

Este remédio consiste em juntar um cravo da índia a meio dente de alho amassado a uma base incolor, aplicando sempre esta antes de aplicar qualquer esmalte.

No entanto, deverá estar sempre vigilante ao motivo que faz com que tenha umas unhas frágeis.

Por exemplo, a anemia é uma das doenças que pode provocar o enfraquecimento das unhas, e nestes casos o consumo de ferro é recomendado.

De qualquer modo, deverá procurar aconselhamento médico em casos em que ache que a fragilidade das suas unhas é excessiva e sem grande causa aparente.

Tem as Unhas Frágeis ou Quebradiças? Conheça 9 Tratamentos Caseiros