-->Como Limpar a Pele - Educar Saúde

Como Limpar a Pele

Publicado em 28/09/2014. Revisado por Equipe Editorial a 1 outubro 2018

Apresentar uma pele saudável depende em grande parte da adopção de cuidados diários. Saber como limpar a pele da forma certa é essencial para que possa apresentar uma aparência mais jovem e saudável.

Limpar e hidratar a pele (principalmente a pele do rosto) é uma tarefa relativamente simples, mas que exige algum conhecimento.

Em seguida apresentamos um guia que explica como limpar a pele de manhã e à noite. Alturas diferentes do dia exigem cuidados particulares.

Como limpar a pele de manhã

  1. Usar um leite, gel ou água micelar para fazer a limpeza da pele
  2. Usar um tónico (caso opte por usar leite ou gel de limpeza)
  3. Aplicar um hidratante de rosto ou creme com tratamento antirrugas de dia
  4. Aplicar um protetor solar, preferencialmente com fator de proteção máxima
  5. Aplicar toda a maquilhagem desejada

Ao seguir estes passos, está a limpar e hidratar a pele de forma adequada. Adicionalmente, está também a proteger a sua pele do seu principal inimigo – os raios ultravioletas.

Como limpar a pele à noite

  1. Retirar a maquilhagem com um produto específico para o feito
  2. Colocar gel, água micelar ou um leite próprio para limpar a pele
  3. Colocar um tónico (especialmente importante se tiver utilizado um gel ou leite de limpeza)
  4. Aplicar um hidratante de rosto ou creme antirrugas de noite

Seguindo estes passos, estará a evitar que o seu rosto permaneça com resíduos de maquilhagem e de poluição durante toda a noite, permitindo que a pele respire e hidrate.

Como saber qual os produtos a usar para limpar a pele

O tipo de produtos que se utiliza para fazer a limpeza e hidratação de pele é muito importante. Deve utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele, para evitar que os cuidados de limpeza produzam efeitos contrários ao desejado.

Para conhecer o seu tipo de pele pode optar por fazer uma consulta de dermatologia, onde será feito um diagnóstico completo da pele.

Uma forma simples de identificar o tipo de pele é:

  • Se sente a pele a repuxar durante o dia e se por vezes a sua pele estala – pele seca
  • Se sente oleosidade na pele e tem borbulhas e pontos negros com frequência – pele oleosa
  • Se sente algumas zonas da pele oleosas e outras mais secas – pele mista

Continuação » 4 Remédios caseiros para eliminar Borbulhas em peles oleosas

Os produtos que deve usar consoante o tipo de pele são:

  • Pele Seca – Leite de limpeza e tónico, creme hidratante ou antirrugas para pele seca, maquilhagem para pele seca
  • Pele Oleosa – Gel de limpeza e tónico, creme hidratante ou antirrugas para pele oleosa, maquilhagem para pele oleosa
  • Pele Mista – Gel de limpeza e tónico ou água micelar, creme hidratante ou antirrugas para pele normal a mista, maquilhagem para pele normal a mista

A maioria das pessoas adultas entre os 20-50 anos têm a pele normal a mista. Já a partir dos 50 anos a pele tem a tendência de ficar seca.

Um gesto de limpeza de pele completar que deve ser feito semanalmente é a exfoliação da pele. A exfoliação permite eliminar a pele morta que está à superfície e promover a renovação celular, aspeto extremamente importante para manter uma pele saudável e bonita.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.