Como Limpar Menina

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Muitos pais têm algum receio de fazer a higiêne íntima nas meninas pequenas. Contudo, é fundamental que se limpe sempre muito bem a menina nas suas partes íntimas, de modo a prevenir assaduras e infeções nas vias genitais.

Anatomicamente a menina é menos protegida que o menino contra infeções, e como tal, os cuidados têm de ser redobrados.

Dicas sobre como limpar menina corretamente

Para que a menina fique livre de assaduras e infeções, a limpeza na hora de mudar a fralda é fundamental.

Muitas vezes, na hora de limpar a menina, apenas se higieniza a vulva (a parte visível da região genital feminina), esquecendo-se que os grandes lábios podem ficar com fezes escondidas, acumulando-se aí.

Assim, de forma a prevenir infeções, é importante lavar cuidadosamente toda essa área. Assim, na hora de trocar a fralda à menina, deve seguir os seguintes passos:

1º – Comece por deitar a menina em cima de uma superfície firme e plana, tirando a roupa da cintura para baixo.

2º – Levante as pernas, segurando nos tornozelos, e retire a fralda suja. Ao tirar a fralda, faça o movimento de frente para trás, de forma a retirar todos os restos de fezes e urina com a parte limpa da fralda.

3º – Mais uma vez, com um movimento de frente para trás, limpe as partes íntimas da menina (incluindo os lábios menores e maiores) com um pedaço de algodão embebido em água morna. Apenas use cada pedaço de algodão num movimento único. Se não tiver ficado totalmente limpo, utilize outro pedaço de algodão molhado em água morna.

4º – Não deve limpar a vagina. A vagina é o canal interno que une a vulva ao útero, e como tal, não deve tentar limpar essa zona, de modo a não empurrar para dentro quaisquer resíduos.

5º – No final, seque bem as partes íntimas antes de colocar nova fralda. De forma a prevenir assaduras, pode utilizar um creme preventivo para assaduras. Depois de colocar a fralda, tem apenas de vestir a menina e a bebê fica pronta.