-->Como Limpar Menino - Educar Saúde

Como Limpar Menino

Publicado em 26/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A pele de um bebê é mais frágil, e como tal, necessita de cuidados próprios para proteger a sua pele sensível. Nesta idade, a pele é mais fina, e como tal, mais suscetível a ser agredida. Isto vale também para a sua região genital.

Neste artigo poderá saber como limpar o menino corretamente, de modo a proteger a pele do seu rabinho e das suas partes íntimas.

Dicas sobre como limpar menino corretamente

Ao contrário dos adultos, a maioria dos bebês tem uma pele que reveste a extremidade do seu pénis, protegendo-o contra as sujidades e infeções.

Apesar de tornar a higiêne nas suas partes íntimas mais simples, isso não significa que não tenham de haver cuidados frequentes. Estes têm de ser constantes para impedir assaduras e outros problemas.

Conheça de seguida os passos necessários para limpar o menino corretamente.

1 º – Comece por deitar o bebê numa superfície segura e firme, tirando-lhe toda a roupa da cintura para baixo.

2 º – Segurando nos tornozelos e levantando as suas pernas, retire a fralda suja.

3º – Usando a parte da fralda que ainda está limpa, retire a sujidade que se encontra nas pregas da virilha.

4º – De seguida, com um pedaço de algodão embebido em água morna, limpe bem todos os resíduos no rabinho. Com outro pedaço de algodão, limpe a zona do pénis e dos testículos. Para que a limpeza seja completa, levante cuidadosamente o pénis, e limpe a toda a volta. Nesta idade não deve puxar o prepúcio.

5º – Seque a pele bem antes de colocar nova fralda. Poderá de seguida colocar uma pomada preventiva para assaduras. Mas atenção, não deve usar pomadas de tratamento para assaduras. Estas só devem ser utilizadas quando as assaduras aparecerem.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook