-->Como Limpar o Bebê - Passo a Passo - Educar Saúde

Como Limpar o Bebê – Passo a Passo

Publicado em 01/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Boa parte da higiêne do bebê passa por limpar o seu rabinho após ele fazer xixi ou cocô. Como é ainda um bebê, ele faz as suas necessidades na fralda, que depois ficam em contato com a sua pele.

Como tal, é necessário uma higiêne cuidada e a troca frequente de fralda, de modo a evitar que a pele do bebê seja agredida e ganhe assaduras. De seguida poderá conhecer passo a passo como limpar o bebê.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Como limpar o bebê

Para limpar o rabinho do bebê você vai necessitar de alguns itens junto de si. Assim, terá de ter à mão uma fralda limpa, toalhinhas humedecidas descartáveis (ou algodão humedecido), e creme de assaduras.

Passo 1

Comece por deitar o bebê numa superfície firme (o trocador é um local ótimo), e retire a fralda suja. Ao tirar a fralda, através de um movimento de frente para trás, retire o excesso do xixi ou cocô com a parte da fralda que ainda estiver limpa.

Passo 2

Com as toalhinhas humedecidas (ou com o algodão), limpe o rabinho com cuidado, retirando todos os vestígios das necessidades do bebê. Não se esqueça de limpar também as partes íntimas do bebê, pois podem lá ficar resíduos escondidos.

Ao limpar deve observar com atenção se a pele está vermelha. Isto significa que a fralda já deveria ter sido trocada há mais tempo e o bebê está a ficar com assadura. Para prevenir o aparecimento das assaduras, deve-se trocar de fralda logo que ele faça xixi ou cocô.

Passo 3

Depois de limpo, coloca-se a fralda nova aberta debaixo do rabinho do bebê. De seguida, coloca-se o creme de assadura (apenas se a pele estiver assada), e fecha-se cuidadosamente a fralda, colocando corretamente o elástico das coxas. Muitas vezes a fralda fica mal fechada, resultando em xixi e cocô a sair e a sujar a roupa, e mais trabalho para a mãe.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook