-->Como limpar o nariz entupido do bebê - Educar Saúde

Como limpar o nariz entupido do bebê

Publicado em 05/12/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Muitos pais têm dúvidas sobre como limpar corretamente o nariz do bebê quando este está entupido.

Na verdade, os especialistas afirmam que esse procedimento é desnecessário. Logo, você não deve se preocupar tanto com o tema.

como limpar o nariz entupido do bebê

Por outro lado, quando o nariz do bebê está desentupido, a tendência é a de que ele passe a se sentir mais confortável, seja para simplesmente respirar, ou durante o sono e as refeições.

O soro fisiológico é um ótimo produto para efetuar essa limpeza. Na hora da aquisição, perceba que é possível adquirir tanto uma versão pronta do soro como uma solução de sal em gotas para uso pediátrico.

Seja qual for a escolha, para que o método funcione é fundamental usar o produto abundantemente, liberando o fluxo que tenha se acumulado nas narinas e descongestionando as vias aéreas.

Existem situações nas quais os depósitos de secreção do nariz estarão muito densos.

Isso pode ser solucionado com a utilização de um aspirador nasal, um utensílio fabricado com borracha capaz de extrair o volume em excesso preso nas narinas.

No entanto, antes de comprar o produto, atente-se às informações do rótulo quanto à idade indicada para uso, pois pode haver variações.

Com tudo em mãos, o primeiro passo é inserir uma pequena quantidade de soro fisiológico no nariz do bebê, tomando o cuidado de posicionar a cabeça da criança suavemente inclinada para trás.

Isto facilita a liberação das secreções, que devem estar ligeiramente fixas nas paredes do nariz.

Dessa forma, o soro demonstra sua eficácia, ampliando consideravelmente a eficiência do aspirador nasal.

Como usar o aspirador nasal em um bebê

O aspirador nasal é dotado de um bulbo que comprime e solta o ar.

Assim, antes de colocá-lo sobre o nariz do bebê você deve pressionar o bulbo fortemente até que não exista mais ar em seu interior e mantê-lo nesse estado.

Cautelosamente, posicione a ponta do acessório no interior de uma das narinas do bebê. Esse é o momento em que o bulbo deve ser solto, a fim de que a secreção possa ser aspirada.

Retire o bico, coloque-o em frente a um lenço de papel e pressione o bulbo para expelir o líquido. Após limpar o bulbo, repita todos os passos na outra via do nariz.

Caso o nariz do bebê ainda aponte indícios de que permanece obstruído, aguarde cerca de 10 minutos para verificar se há alguma melhora, e então repita todo o processo.

Entretanto, jamais efetue o procedimento acima de três vezes em um único dia, pois isso pode afetar negativamente o tecido epitelial que reveste a cavidade nasal.

Cabe ressaltar que o procedimento de purificação das narinas sempre deve ser conduzido com delicadeza.

Além do fato de se tratar de um bebê, se feita de modo abrupto, a limpeza pode provocar uma inflamação na mucosa nasal e possivelmente culminar em sangramento, dando origem a outras complicações mais graves.

Se porventura o bebê dificultar muito o processo de limpeza, o ideal é não forçá-lo e aguardá-lo se acalmar, realizando uma nova tentativa em um outro momento.

Além disso, é bem possível que seja necessário a presença de um segundo adulto, que terá o papel de segurar calmamente a cabeça do bebê.

Como limpar e armazenar corretamente o aspirador nasal

Para lavar o aspirador nasal, primeiramente você deve colocar o bulbo sobre água corrente em temperatura morna e misturada com sabão.

Pressione a ponta de borracha sob a água para conseguir o mesmo efeito de limpeza na parte interna do bulbo.

Quando a água for introduzida, agite bem o bulbo para excluir quaisquer fragmentos restantes. Depois, basta apertá-lo para que toda a água e possíveis resíduos sejam expelidos.

Visando não deixar nenhum resquício de sabão no interior do bulbo, introduza água limpa e chacoalhe-o algumas vezes. Repita quantas vezes forem necessárias até que não haja mais espuma durante a saída da água.

Na hora de secar o aspirador nasal, posicione a pequena ponta sobre um copo de vidro, deixando o bulbo voltado para cima.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook