Como Limpar os Ouvidos do Bebê

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Os ouvidos são uma zona muito sensível do corpo humano, e muitas doenças podem ter origem neste órgão, sendo que muitas delas não apresentam sintomas demasiado significativos.

Como Limpar o Ouvido do Bebê

Mesmo nos adultos, existem problemas como otites ou outro tipo de infecções que afecta a zona dos ouvidos.

É fundamental que estas infecções sejam tratadas da forma mais eficaz possível, por se tratar de uma zona sensível, da qual não pretendemos que surjam complicações de maior.

No entanto, quando estamos a falar de bebés e de recém-nascidos no geral, os cuidados precisam de ser ainda maiores.

Por um lado, porque o bebé não tem a mesma capacidade de expressar dor e e desconforto que os adultos têm.

Por outro lado, porque um bebé é especialmente sensível, e exposto a agentes agressivos, poderá contrair infecções de uma forma muito mais simples e rápida, e com consequências potencialmente mais graves.

É ainda fundamental que tenhamos o cuidado de manter a higiene dos ouvidos do bebé, e que o façamos de forma a não lhe causar outro tipo de danos durante esta limpeza.

Para uma sugestão de um processo de limpeza precisaremos de utilizar uma toalha e uma gaze (ou algo que substitua, como uma fralda de pano).

Assim sendo, deveremos depois:

  • Começar por deitar o bebê, especialmente numa superfície onde este esteja deitado de forma segura e de onde não possa cair caso se mexa;
  • Virar a cabeça (para os dois lados, vez à vez) do bebé, para que o ouvido fique virado para cima e consigamos ter uma boa perspectiva sobre o mesmo;
  • Molhar a ponta da gaze ou fralda, com água limpa e morna (não quente!);
  • Desde logo limpar o excesso de água que fique acumulado na gaze ou fralda;
  • Passar a gaze ou fralda pela orelha em primeiro lugar, para remover sujidades, sem fazer demasiada pressão;
  • Secar bem a zona com uma talha macia, limpa e seca.

Durante estas idades mais iniciais da vida humana, o uso de cotonetes é desaconselhado.

Isto porque o ouvido é muito sensível e podemos não ter a percepção correcta do que estamos a fazer, correndo o risco de ferir o bebé, criar infecções ou mesmo de romper o tímpano, o que poderá ter consequências graves.

No entanto, foram desenvolvidos e existem no mercado alguns produtos que são uma espécie de variação de cotonetes mas feitos para bebés, que poderemos utilizar.

Conheça os Melhores Óleos Essenciais Para Tratar Dor e Infecção de Ouvido