-->Como manter os talheres como novos - Educar Saúde

Como manter os talheres como novos

Publicado em 03/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Gostaria de manter os seus talheres como novos? Então, siga os nossos conselhos e tenha um faqueiro livre de resíduos e de manchas. Para sempre!

O cabrito está no ponto. As batatas estão quase assadas. Os miúdos estão a pôr a mesa, enquanto põe a sobremesa, acabada de fazer, no frigorífico. Tudo parece estar em ordem, até ao momento em que os seus filhos lhe colocam a realidade bem à frente dos olhos: um garfo ainda com restos de comida agarrada.

Antes de entrar em pânico, recolha os talheres da mesa e lave-os à mão, utilizando uma boa esponja e um bom detergente. Seque-os, depois, com um pano delicado. Agora, já pode voltar a colocar os talheres na mesa, sem o perigo de passar vergonhas junto dos convidados. Respire fundo e que este episódio lhe sirva de lição.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Lavar talheres à mão ou na máquina

Infelizmente, e como a maioria das pessoas já pode comprovar pelo menos uma vez na vida, nem sempre a lavagem resulta em talheres livres de resíduos alimentares. Daí que seja essencial adoptarmos determinados cuidados quando lavamos a louça, seja à mão ou na máquina.

Por exemplo, antes de colocar os talheres na máquina de lavar, ponha-os de molho durante alguns minutos para que os resíduos amoleçam e possam sair mais facilmente. Deve ainda ter o cuidado de arrumar os talheres no cesto específico para o efeito, com o cabo para baixo, de maneira a que a zona com mais resíduos fique mais acessível à lavagem. Evite pôr os utensílios de cabo comprido no cesto de talheres, sob pena de estes tocarem na pá de lavagem, o que pode danificá-la. O melhor será colocá-los, na horizontal, no tabuleiro superior.

Quando lavar os talheres à mão, utilize sempre um esfregão ou esponja adequados, substituindo-os regularmente, uma vez que estes perdem a capacidade de limpeza com o uso.

Da prata ao inox

Se gosta de utilizar o seu faqueiro de prata nos almoços e jantares especiais, deverá mantê-lo 100 por cento impecável. Tratando-se de um material nobre, os talheres de prata devem ser lavados à mão, usando uma esponja não abrasiva e um detergente delicado. Na hora da secagem, sugerimos que opte por um pano de camurça.

Se o seu faqueiro não for de prata, mas de inox, a palavra de ordem é combater as manchas, um problema que surge mais cedo ou mais tarde, sobretudo quando os cuidados são poucos. Por isso, limpe-os sempre um pano delicado, mesmo quando enxutos.

Se os talheres já estiverem manchados, ainda vai a tempo de corrigir o problema. Como deixar os talheres brilhando novamente? Lavando-os com água e um detergente à base de amoníaco, o produto ideal para prevenir (ou tirar) as manchas dos talheres. No final, enxagúe-os bem e seque-os com um pano de algodão suave. Ainda no que toca às manchas, as mais difíceis podem ser retiradas esfregando o talher numa metade de limão.

Muito mais brilho

Sem limão mas com vinagre. Tome nota desta receita caseira para deixar os seus talheres a brilhar: uma vez por semana, coloque-os num recipiente com água e algumas gotas de vinagre, deixando-os aí ficar de molho de um dia para o outro (há quem, em alternativa ao vinagre, prefira utilizar álcool). No dia seguinte, poderá passá-los por água e secá-los convenientemente.

Terá, assim, todos os motivos para sentir orgulho. Afinal, não é todos os dias que consegue ver o seu reflexo numa faca. Bom trabalho!

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.