Como medir os batimentos e calcular a frequência cardíaca

Revisão Clínica: Dr Vagner Montes (Cardiologista - CRM RJ nº 52 163890). Atualizado: 08/08/19

Medir o ritmo cardíaco é uma forma fácil de avaliar a nossa saúde, pois fornece um instantâneo em tempo real da função do músculo cardíaco. Para a maioria dos adultos, a frequência cardíaca normal em repouso – o número de batimentos cardíacos por minuto em repouso – varia de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm).

Continua depois da Publicidade

Ela pode variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, quando foge muito do padrão normal pode ser sinal de um problema. Aprenda a medir a frequência cardíaca através da artéria carotídea e radial.

O pulso é a expansão das artériasEssa expansão é causada pelo aumento da pressão sanguínea que empurra as paredes elásticas das artérias cada vez que o coração bate.

Um pulso extremamente lento combinado com tonturas pode ser indicativo de choque circulatório e ajudar a identificar situações de sangramento interno. Já quando o pulso é muito rápido, ele aponta principalmente para pressão alta e problemas cardiovasculares. 

Aprenda A Medir A Frequência Cardíaca Através Do Pulso E Pescoço

O que é a frequência cardíaca?

O número de vezes que o coração bate por minuto recebe o nome de pulsação ou frequência cardíaca. O coração de um adulto bate, geralmente, entre 60 a 100 vezes por minuto. A frequência cardíaca da mulher é, geralmente, superior à do homem.

É normal o coração de um bebê apresentar 70 a 170 batimentos por minuto. A frequência cardíaca de uma criança diminui para, aproximadamente, 60 a 100 batimentos por minuto aos 16 anos de idade.

A idade, o peso e a altura podem fazer com que o coração bata menos de 60 vezes ou mais de 100 vezes por minuto.

A prática de atividade física pode melhorar a frequência cardíaca. Uma pessoa saudável que pratique regularmente exercício físico pode ter uma frequência cardíaca mais lenta. Outros fatores passíveis de originar uma mudança na pulsação incluem a febre, determinados medicamentos e o consumo de cafeína.

A raiva, a excitação e o medo podem aumentar ou diminuir a frequência.

Em que casos é necessário medir a frequência cardíaca

O indivíduo poderá necessitar medir o pulsação devido a uma doença como, por exemplo, uma doença cardíaca. O coração pode não ter um batimento regular pelo simples fato de não estar a funcionar devidamente. Poderá também estar a tomar medicamentos passíveis de alterar o funcionamento ou a pulsação. Poderá ainda querer verificar o pulso enquanto pratica exercício físico.

Qualquer pessoa pode medir a frequência cardíaca em casa. Poderá necessitar de o fazer momentos antes de tomar determinado medicamento. É importante anotar a frequência do pulso cada vez que o medir.

No pulso – Como medir a pulsação radial (frequência radial)

Precisará de um relógio com a indicação dos segundos. A artéria radial encontra-se localizada perto da parte interior do pulso, junto do polegar. Dobre o cotovelo, mantendo o braço ao seu lado e a palma da mão virada para cima.

Usando os dedos, médio e indicador, palpe delicadamente a artéria radial no interior do pulso. Procure sentir o pulsar da artéria. Não use o polegar, pois ele possui o seu próprio pulso.

Continua depois da Publicidade

Conte o pulso radial durante um minuto completo (60 segundos). Veja se  pulsação apresenta um batimento forte ou fraco. Anote a frequência, data, hora e pulsação (direito ou esquerdo) que usou para a medição.

Anote ainda tudo aquilo que lhe chamar a atenção como, por exemplo, se o pulso estiver fraco, forte ou se vir que salta batimentos. A artéria radial é uma artéria fácil de encontrar para verificar a frequência cardíaca durante ou após o exercício físico.

No pescoço – Como medir o pulso carotídeo

Precisará de um relógio com a indicação dos segundos. As artérias carotídeas encontram-se localizadas na parte exterior do lado direito e esquerdo do pescoço. Com os dedos médio e indicador, palpe delicadamente a artéria carotídea de um dos lados do pescoço.

Não pressione ambas as artérias ao mesmo tempo. Procure sentir o pulsar da artéria. Não use o polegar, pois ele possui o seu próprio pulso.

Conte o pulso carotídeo durante um minuto completo (60 segundos). Veja se ele apresenta um batimento forte ou fraco. Anote a frequência de pulso, a data, a hora e qual o pulso (direito ou esquerdo) que usou para a medição.

Anote ainda tudo aquilo que lhe chamar a atenção como, por exemplo, se o pulso está fraco, forte ou se vir que salta batimentos.

A artéria carotídea é outra artéria fácil de detetar para verificar a pulsação após o exercício físico.

Autores
Dr Vagner Montes (Cardiologista - CRM RJ nº 52 163890)

Cardiologista - CRM RJ nº 52 163890

Com 46 anos de experiência médica, Vagner Montes é Graduado Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (EMC) desde 1972. Pós Graduado e Especialista em Cardiologia Clínica pela Escola de Pós Graduação Carlos Chagas da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Brasil.

Com registro no Conselho Regional de Medicina CRM RJ- nº 52 163890 trabalhou na rede hospitalar pública, como médico da Força Aérea Brasileira, na Indústria Farmacêutica e atualmente atende em consultório particular, Av das Américas 8505 – Barra da Tijuca Tel – (21) 3205-8742, no consultório da Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro e no Consultório Satélite da AMIL, ambos no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

O Dr Vagner também pode ser encontrado no Linkedin e Instagram.


Bibliografia

https://www.health.harvard.edu/heart-health/want-to-check-your-heart-rate-heres-how

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/08/19