Como medir a Pressão Arterial

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Pressão Arterial – Como medir:

A pressão arterial (PA) é a força ou pressão que permite o transporte de sangue para todas as partes do corpo. Uma leitura da pressão arterial possibilita a medição da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. A medição da pressão arterial está associada a um número máximo e a um número mínimo.

O número máximo é designado por pressão sistólica e mede a pressão arterial quando o coração está a bombear sangue. O número mínimo é designado por pressão diastólica e mede a pressão arterial quando o coração está em repouso e a encher-se de sangue para o batimento cardíaco seguinte. Ensiná-lo-ão, a si ou a um familiar, a medir a tensão arterial.

Ler: Chá de Ervas para Hipertensão Arterial

Deverá medir a sua tensão arterial entre três vezes por dia e uma vez por semana, conforme discutido com o seu médico. Os kits de medição e os monitores da tensão arterial podem ser comprados em farmácias ou fornecedores de artigos médicos. Solicite ao seu médico os nomes dos fornecedores que vendem equipamento de medição da tensão arterial.

Outros conselhos:

Siga sempre as instruções do médico ao tomar os medicamentos. Contacte-o se achar que os medicamentos não estão a ajudar. Não deixe de os tomar a menos que o seu médico lhe dê instruções em contrário.

Mantenha uma lista dos medicamentos que está a tomar, incluindo a indicação de quando os deve tomar. Leve a sua lista de medicamentos ou as embalagens dos comprimidos sempre que for ao médico. Informe-se sobre a razão pela qual está a tomar cada um dos medicamentos. Peça ao seu médico mais informações sobre os seus medicamentos.

Se estiver a tomar antibióticos, tome-os até ao fim, mesmo que já se esteja a sentir melhor.
Se estiver a tomar medicamentos que induzam a estados de sonolência, não conduza nem manuseie equipamento pesado. Não deixe de tomar os seus medicamentos para a tensão arterial pois poderá não saber que tem a TA elevada.

CONTACTE O SEU MÉDICO SE:

  • A sua pressão arterial sistólica for superior a 140 mmHg ou a diastólica superior a 90 mmHg.
    Tiver quaisquer questões ou preocupações sobre a sua tensão arterial, lesão/doença ou medicação.
    Tiver náuseas (enjoos) ou vomitar.
    Tiver tonturas.
    PROCURE IMEDIATAMENTE AJUDA SE:
  • A sua pressão arterial sistólica for superior a 180 mmHg ou a diastólica superior a 110 mm Hg.
    Estiver com dores no peito.
    Tiver dificuldades em respirar.
    Tiver dificuldades em pensar com clareza.
    Tiver dores de cabeça muito fortes e persistentes.