-->Como prevenir a osteoporose - Educar Saúde

Como prevenir a osteoporose

Publicado em 09/04/2011. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A osteoporose é uma doença em que a diminuição da densidade do osso aliada à desestruturação da sua arquitectura leva a um estado de fragilidade do qual, de pequenos traumatismos, podem resultar fracturas.

É considerado um grave problema de saúde pública, que se agrava com a idade sendo a fractura do (colo) fémur a consequência mais dramática da doença.

Os ossos constituem o esqueleto que suporta o corpo, protege os órgãos e armazena minerais tais como o cálcio e o fósforo.

Estes minerais desempenham funções essenciais (coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos, controlo de fluidos).

Assim, deve haver ingestão diária de cálcio para que os ossos mantenham as suas capacidades.

Os ossos atingem o seu maior comprimento entre os 16 e os 20 anos e a sua densidade máxima entre os 20 e os 30 anos de idade.

Conheça as 12 Principais Causas de Osteoporose e Perda Óssea

Depois dos 30 anos os ossos tornam-se progressiva e lentamente mais leves e frágeis. É pois muito importante atingir uma constituição forte antes dos 30 anos e minimizar a perda óssea a partir desta idade.

Na mulher, na pré menopausa, esta situação agrava-se pois com a baixa dos estrogénios circulantes, há uma perda rápida de osso. São vários os factores que predispõem à osteoporose.

Entre os factores genéticos, são referidos como mais propensos para esta doença o ser-se de raça branca ou asiática, antecedentes familiares de Osteoporose, a baixa estatura e uma massa muscular pouco desenvolvida.

Quanto a estilos de vida, favorecem o aparecimento da doença, a baixa ingestão de cálcio, o sedentarismo, a pouca exposição solar, o tabaco, o álcool e o café.

Publicidade

Publicidade

Como evitar, prevenir ou, pelo menos, lentificar o aparecimento de Osteoporose:

– Assegurar uma ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

Uma boa fonte de cálcio são os lacticínios e os vegetais verdes (couves, brócolos), os sumos de laranja, o leite de soja e os cereais.

A vitamina D encontra-se nos produtos lácteos, no peixe gordo e nos cereais. A exposição solar (moderada) faz acumular a vitamina D na pele;

– A actividade física regular é outro factor importante para a saúde dos ossos;

– Moderar a ingestão de álcool, pois este enfraquece os ossos, podendo o seu consumo excessivo causar desequilíbrio, perturbação da marcha e aumenta a probabilidade de quedas e consequente fracturas ósseas.

O consumo moderado tem efeito positivo na densidade óssea das mulheres no período pós-menopausa;

– Evitar o tabaco. Os fumadores tê, menor densidade óssea e necessitam de ter cuidados especiais com a alimentação e o exercício físico.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade