Como Relaxar um Bebê

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Durante os primeiros meses da sua vida, o bebê tem apenas o choro como forma de comunicar quando não se sente bem.

Seja por ter fome, seja por estar com cólicas, seja por estar ansioso, seja simplesmente por estar com sono e não conseguir adormecer, a realidade é que são muitas as vezes em que um bebê se sente desconfortável, expressando esse incómodo através do choro.

No entanto, por vezes basta realizar algumas atividades simples que irão ajudar o seu bebê a relaxar e a acalmar, promovendo um sono mais fácil e tranquilo. Saiba mais de seguida sobre como relaxar um bebê.

Como relaxar um bebê

Saber relaxar um bebê é importante para deixar o bebê mais calmo e tranquilo, mas também, para dar mais descanso aos pais. Ninguém se sente bem após uma noite mal dormida, e muito menos, após várias noites com um sono disperso.

A atividade que sugerimos em baixo é indicada para bebês com 3 ou mais meses, tendo como único objeto deixar o bebê mais relaxado e tranquilo.

O seguinte exercício deve ser realizado ao som de uma música calma, como por exemplo, músicas com sons da natureza ou música clássica própria para bebês, durante 3 a 5 minutos.

Comece por colocar o bebê deitado de barriga para baixo em cima de uma bola grande de modo que os seus pés e as suas mãos não alcancem o chão.

De seguida, colocando a sua mão nas costas do bebê, desloque a bola para a frente e para trás. O movimento oscilante da bola é muito relaxante, ajudando por isso a acalmar o bebê. Tenha apenas o cuidado de segurar bem o bebê, de maneira que ele esteja e se sinta seguro.

Pode também optar por sentar-se você em cima de uma bola de pilates, com o bebê ao colo, fazendo o movimento para cima e para baixo, de uma forma suave, usando o peso do seu corpo.