-->Como Relaxar um Bebê - Educar Saúde

Como Relaxar um Bebê

Publicado em 02/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Durante os primeiros meses da sua vida, o bebê tem apenas o choro como forma de comunicar quando não se sente bem.

Seja por ter fome, seja por estar com cólicas, seja por estar ansioso, seja simplesmente por estar com sono e não conseguir adormecer, a realidade é que são muitas as vezes em que um bebê se sente desconfortável, expressando esse incómodo através do choro.

No entanto, por vezes basta realizar algumas atividades simples que irão ajudar o seu bebê a relaxar e a acalmar, promovendo um sono mais fácil e tranquilo. Saiba mais de seguida sobre como relaxar um bebê.

Como relaxar um bebê

Saber relaxar um bebê é importante para deixar o bebê mais calmo e tranquilo, mas também, para dar mais descanso aos pais. Ninguém se sente bem após uma noite mal dormida, e muito menos, após várias noites com um sono disperso.

A atividade que sugerimos em baixo é indicada para bebês com 3 ou mais meses, tendo como único objeto deixar o bebê mais relaxado e tranquilo.

O seguinte exercício deve ser realizado ao som de uma música calma, como por exemplo, músicas com sons da natureza ou música clássica própria para bebês, durante 3 a 5 minutos.

Comece por colocar o bebê deitado de barriga para baixo em cima de uma bola grande de modo que os seus pés e as suas mãos não alcancem o chão.

De seguida, colocando a sua mão nas costas do bebê, desloque a bola para a frente e para trás. O movimento oscilante da bola é muito relaxante, ajudando por isso a acalmar o bebê. Tenha apenas o cuidado de segurar bem o bebê, de maneira que ele esteja e se sinta seguro.

Pode também optar por sentar-se você em cima de uma bola de pilates, com o bebê ao colo, fazendo o movimento para cima e para baixo, de uma forma suave, usando o peso do seu corpo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook