Como Saber se o Bebê está Comendo Bem

Saber se o bebê está comendo bem é algo muito importante quando falamos da alimentação dos bebês, já que a o regime alimentar praticado por um bebê tem um impacto extremamente significativo na sua vida e no seu desenvolvimento futuro.

Uma boa forma de conseguirmos saber se o bebê está a comer bem e em quantidades suficientes é ter em conta a capacidade gástrica que o bebê tem, comparando essa capacidade gástrica com o volume de alimento que é ingerido na realidade.

Geralmente, um bebê que tenha entre 6 e 8 meses costuma conseguir ter 250 g como capacidade gástrica. Entre os 9 e os 11 meses, essa capacidade deverá aumentar para 290 g de alimento por cada refeição.

A partir do primeiro ano de vida e até aos dois anos de idade, a capacidade gástrica será constante e de cerca de 350 g.

Assim sendo, sabendo as capacidades gástricas que o nosso bebê poderá ter conseguimos ter noção da quantidade de comida que lhe deveremos dar em cada refeição.

Para além da capacidade gástrica, deveremos ainda ter em conta a necessidade energética que o nosso bebê tenha, sendo que as refeições deverão também ser feitas da seguinte forma:

  • 6 aos 8 meses de idade: comida pastosa (sem pedaços);
  • 9 aos 11 meses: comida mole (texturas macias);
  • 12 aos 24 meses: comida normal caseira.