-->Como Saber se o Bebê está Comendo Bem - Educar Saúde

Como Saber se o Bebê está Comendo Bem

Publicado em 01/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Saber se o bebê está comendo bem é algo muito importante quando falamos da alimentação dos bebês, já que a o regime alimentar praticado por um bebê tem um impacto extremamente significativo na sua vida e no seu desenvolvimento futuro.

Uma boa forma de conseguirmos saber se o bebê está a comer bem e em quantidades suficientes é ter em conta a capacidade gástrica que o bebê tem, comparando essa capacidade gástrica com o volume de alimento que é ingerido na realidade.

Geralmente, um bebê que tenha entre 6 e 8 meses costuma conseguir ter 250 g como capacidade gástrica. Entre os 9 e os 11 meses, essa capacidade deverá aumentar para 290 g de alimento por cada refeição.

A partir do primeiro ano de vida e até aos dois anos de idade, a capacidade gástrica será constante e de cerca de 350 g.

Assim sendo, sabendo as capacidades gástricas que o nosso bebê poderá ter conseguimos ter noção da quantidade de comida que lhe deveremos dar em cada refeição.

Para além da capacidade gástrica, deveremos ainda ter em conta a necessidade energética que o nosso bebê tenha, sendo que as refeições deverão também ser feitas da seguinte forma:

  • 6 aos 8 meses de idade: comida pastosa (sem pedaços);
  • 9 aos 11 meses: comida mole (texturas macias);
  • 12 aos 24 meses: comida normal caseira.
Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook