-->Como Saber seu Tipo de Cabelo - Educar Saúde

Como Saber seu Tipo de Cabelo

Publicado em 28/09/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O cabelo é um dos elementos mais importantes no visual de uma mulher, merecendo por parte desta todos os cuidados para estar sempre saudável e bonito.

No entanto, muitas vezes ocorrem problemas nos fios por diversas razões, que os deixam feios, ressecados, com pontas espigadas, etc. Uma das razões mais comuns para o surgimento de problemas no cabelo é a utilização de produtos inadequados.

Assim, para manter o seu cabelo sempre tratado e saudável, é fundamental comprar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo. E para isso é necessário saber qual o tipo de cabelo que tem. Confira de seguida como saber seu tipo de cabelo.

Como saber seu tipo de cabelo

Cabelo normal

O cabelo normal é um tipo de cabelo que possui as características ideais para se manter saudável e bonito durante mais tempo. É assim um cabelo brilhante e leve, com um volume adequado, e uma hidratação eficiente e correta.

Cabelo oleoso

O cabelo oleoso, como o nome indica, tem oleosidade a mais, desde a raiz até às pontas, provocando uma aparência mais pesada e suja, como se os fios estivessem colados. Por esta razão, o cabelo oleoso tem também menos volume.

Cabelo misto

O cabelo misto é um tipo de cabelo que mistura partes mais oleosas com outras mais ressecadas. Assim, o cabelo misto é normalmente oleoso na zona na raiz e ressecado do meio do fio para a frente.

Publicidade

Cabelo seco

Os cabelos secos têm geralmente mais volume, com uma textura mais áspera. O cabelo seco possui uma aparência ressecada ou seca, que vai desde a raiz até às pontas dos fios.

Cabelo ressecado

O cabelo ressecado é um pouco diferente do cabelo seco, já que neste caso o fio têm uma aparência saudável e normal na zona da raiz, ficando no entanto seco, sem brilho e com um aspeto feio, do meio do fio até à sua ponta. O cabelo ressecado resulta normalmente da falta de tratamento adequado ou de um tratamento inadequado ou excessivo para o seu cabelo.

Dica para manter o cabelo saudável

No corpo humano, aquilo que come tem uma grande influência sobre a sua saúde. Os cabelos não são exceção. Assim, para promover a saúde e brilho dos seus fios, adote uma alimentação equilibrada e balanceada, onde alimentos como verduras, grãos, legumes, frutas e leguminosas sejam reforçados.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade