-->Como Evitar o Contágio de Verrugas e Quais as Causas? - Educar Saúde

Como Evitar o Contágio de Verrugas e Quais as Causas?

Publicado em 07/01/2013. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Fique a saber como se contrai uma verruga – O que são, como evitar, quais as causas e os tratamentos atuais mais eficazes.

verruga

Com mais de 80 tipos diferentes, as verrugas são lesões na pele, muito pouco atractivas, que atormentam a vida de homens e mulheres.

Ao contrário de uma borbulha ou de um quisto, uma verruga é um tumor benigno provocado pelo vírus Pappilomavirus humano.

Causas das Verrugas

Este vírus é infeccioso, ou seja, a causa para o aparecimento das verrugas deve-se ao contágio, seja através de um aperto de mãos, de um toque em qualquer coisa ou de uma relação sexual.

Seja através de transmissão directa ou indirecta, o tempo de incubação deste vírus pode demorar vários meses.

Quando o vírus se transmite através de uma relação sexual, tudo acontece muito mais rápido. Por isso, o uso de preservativo torna-se ainda mais fundamental para evitar a transmissão deste vírus.

» Saiba se Pode Estar com HPV mesmo se Não Tiver Verrugas

Como evitar o contágio

A única forma de evitar ter este problema é através da prevenção e de evitar o contágio. Não ande descalço em ginásios, piscinas ou lugares comuns e use sempre chinelos.

A formação dos nódulos deve-se a uma evolução: começa a surgir um pequeno nódulo, duro, com uma cor acinzentada, sendo áspera ao toque.

Quando em situações mais graves, pode ser acompanhado por dores e episódios de sangramento.

Dividindo-se por tipo, as verrugas podem ser vulgares, quando aparecem perto das unhas, do tipo plantares, quando surgem na sola dos pés, genitais, como já foi referido ou então, planas, quando aparecem em grande número por todo o corpo.

Para tratar as verrugas, o recomendado é consultar um médico, sobretudo quando estas são verrugas genitais.

O tecido deve e pode ser destruído através de vários métodos: uma cirurgia, um método já muito pouco utilizado, o laser, a criocirurgia ou o congelamento da verruga.

Existe ainda tratamento na base dos medicamentos constituídos por ácido salicílico e formaldeído.

O tratamento é demorado e requer paciência, pois as verrugas poderão voltar tempos mais tarde.

» Conheça 7 Remédios Caseiros para Verrugas Genitais

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.