Como se desenvolve o bebé

Como se desenvolve o seu bebé.

O ovo

Até que o óvulo fecundado pelo espermatozóide alcance o estádio de embrião, inicia-se a sua divisão em 2, 4, 8 e 16 células até que se forme a mórula que, após 4 ou 5 dias da fecundação, irá dar origem ao blastocisto. Após uma semana da fecundação, o blastocisto fixar-se-á no útero materno e iniciar-se-á a formação da placenta. Durante este período de tempo, o futuro bebé é denominado por ovo.

O embrião

Na 3ª semana após a ovulação, o embrião começa a ser formado. É nesta altura que o coração se começa a desenvolver, podendo na 4ª semana manifestar já contracções que, muito embora irregulares, lhe permitirão impulsionar o sangue para os vasos embrionários. Nesta fase o embrião (final da 4ªa semana) pesa cerca de 1 grama e mede 4 ou 5 mm. Muito semelhante a um disco, o embrião possui uns filamentos que mais tarde irão dar origem aos braços e pernas do bebé. É nesta fase que já se processam as trocas materno–fetais na placenta, muito embora o seu sistema circulatório seja ainda imaturo e o coração só venha a assumir as suas funções definitivas a partir da 8ª semana.

Após a 8ª semana, o coração não sofrerá mais alterações e limitar-se–á à evolução normal do seu crescimento.  No início da 7ª semana, o embrião poderá medir entre 22 e 24 mm. Nesta altura, o tamanho da sua cabeça representará mais de 50% do embrião. Até às oito semanas, surgem os dedos (mão e pés) e inicia-se a formação dos ouvidos externos. É durante este período de formação (6-8 semanas) que o embrião é mais sensível e em que podem ocorrer a maioria das malformações. Assim, a grávida deverá tomar todas as precauções para que neste período o futuro bebé não sofra qualquer agressão: tabaco, drogas, álcool…

O feto

Denomina-se de período fetal o período decorrido entre a 8ª semana após a gestação e o parto. Este período é caracterizado pelo crescimento e amadurecimento das estruturas desenvolvidas no período embrionário. Nesta fase já é possível a observação fetal através da ecografia.

Mês a Mês

A partir da 8ª semana…

Durante este mês o feto atinge cerca de 7 cm e é possível detectar-se através de palpação. Durante este período o seu crescimento é muito rápido, os ossos iniciam a sua formação, os dedos começam a diferenciar-se e inicia-se a formação das unhas. Muito embora os órgãos sexuais externos se comecem a desenvolver, não é ainda possível distinguir o sexo. Podem já ser detectados os seus batimentos cardíacos.

A partir da 12ª semana

O feto pode atingir 12 cm e pesa geralmente cerca de 100 gramas. O seu crescimento nesta altura e até ao 6º mês é muito intenso, podendo aumentar cerca de 85 gramas por cada semana. Nesta altura já é possível determinar o seu sexo A mãe pode pela primeira vez sentir os seus primeiros movimentos. Também neste período começam a formar-se as primeiras fezes do feto (mecónio) e o rim inicia a primeira excreção de urina.

A partir da 16ª semana

Nesta altura, o corpinho do futuro bebé começa a cobrir-se de lanugem e a sua cabecinha começa a cobrir-se dos primeiros “cabelos”. Pela primeira vez o feto começa a ingerir líquido amniótico provocando-lhe assim, consequentemente os primeiros movimentos intestinais.

A partir da 20ª semana

Durante este período o feto pode atingir mais de 600 gramas. Já se podem detectar na ecografia as pálpebras e as sobrancelhas. A cabeça continua a parecer excessivamente grande em relação ao seu tamanho.

A partir da 24ª semana

Nesta altura pode atingir os 25 cm de comprimento e pode pesar cerca de 1.100 gramas. Os pulmões já podem realizar algumas das trocas gasosas. A pele é nesta fase fina e enrugada e coberta por uma espécie de cera. Os olhos estão semi-abertos e a membrana que os cobria vai desaparecendo lentamente.

A partir da 28ª semana

Agora o feto atinge o seu crescimento máximo, podendo aumentar cerca de 200 gramas por semana. Alcançando assim cerca de 1800 gramas e cerca de 28 cm de comprimento. Durante este mês, processa-se a maturação de todos os seus órgãos.

A partir da 32ª semana

O feto diminui o seu ritmo de crescimento e ganha apenas cerca de 70 gramas por semana. Atinge 32 cm e pode pesar cerca de 2500 gramas. O excesso de lanugem desaparece e o seu corpinho torna-se arredondado. O seu rosto torna-se menos enrugado.

A partir da 38 ª semana e até à 42ª

O feto é considerado de tempo (termo) entre a semana 38 e 42, podendo nascer em qualquer altura durante este período. Encontra-se completamente formado e pode pesar entre 3000 e 3500 gramas. Mede aproximadamente 50 cm (estes valores são um referencial e podem depender do sexo do bebé). No caso de gémeos, estes valores são geralmente inferiores.